Cuiabá | MT 24/04/2024
Justiça e Direito
Sexta, 23 de novembro de 2018, 11h22

Curso de Mediação Escolar é concluído com a certificação nesta sexta-feira (23)


Nesta sexta-feira (23), às 14h, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, ocorrerá a solenidade de certificação aos participantes do Curso de Mediação de Conflitos do projeto-piloto de “Mediação Escolar”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado de Educação.

Nesta primeira etapa, dois profissionais do Ministério Público e de mais seis escolas foram capacitados. Ao todo, 16 pessoas serão certificadas. São representantes da escolas estaduais Prof. Rafael Rueda, Malik Didier Namer Zahafi, Dr. Mário de Castro, Juarez Rodrigues dos Anjos, Padre Firmo Pinto Duarte Filho e Pascoal Ramos.

O projeto-piloto de Mediação Escolar é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MPMT e a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. O objetivo do curso é oportunizar aos profissionais da educação o conhecimento relativo as práticas alternativas de solução pacífica de conflitos, dentro do ambiente escolar.

“No ano passado, foi formalizado o Termo de Cooperação Técnica entre o MPMT, a Seduc e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o interesse comum na prevenção e diminuição da violência e da indisciplina nas escolas, através da adoção de práticas alternativas de resolução pacífica de conflitos, promovendo desta forma o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento a violência escolar no Estado de Mato Grosso”, destacou o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior.

O curso, segundo ele, foi promovido pelo Tribunal de Justiça, com carga horária total de 120 horas, sendo 40 horas de curso teórico e 80 horas de prática, propiciando aos cursistas à aplicação prática dos conceitos teóricos que foram aprendidos no curso. Para realização das ações pactuadas no projeto foi eleita a Regional Sul, como região de trabalho, dentro da macrozona urbana do município de Cuiabá.

“Tendo em vista que o projeto demonstrou ser bastante receptivo pelos estudantes, o objetivo final do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, e da Secretaria de Educação é a continuidade as formações em 'Mediação de Conflitos Escolar', criando ciclos de capacitações, para que progressivamente possam dotar de conhecimentos mais profissionais da educação, para que tenham condições de aplicar e manter as práticas alternativas de resolução pacífica de conflitos nos seus respectivos espaços escolares”, adiantou o promotor de Justiça.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114