Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 14 de dezembro de 2018, 21h01

Mossoroense toma posse como defensor público em Mato Grosso


Paulo Sérgio Silva Queiroz, 28 anos, natural de Mossoró (RN) tomou posse no cargo de defensor público substituto na Defensoria Pública de Mato Grosso. Ele foi aprovado no V concurso, feito em 2016 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ofertou 19 vagas.

Queiroz afirma que escolheu a carreira depois de estagiar na Defensoria Pública de seu estado e perceber que tinha afinidade com a função. “Num país de tamanhas desigualdades como o nosso, percebo que na Defensoria posso colocar em prática a essência da justiça social. É uma forma de auxiliar quem não consegue alcançar serviços básicos como saúde, educação, cidadania. Estar aqui é a realização de um projeto de vida”, disse.

Casado há cinco meses, Queiroz afirma que desde 2013, quando deixou a faculdade, estuda com foco para passar na Defensoria Pública. Ele conta que por um ano atou como advogado, depois trabalhou como procurador municipal de Assú (RS) e que atualmente aguardava a convocação para o cargo.

Ele assume na vaga deixada por Juliane Andrade Pereira, que estava há um ano no órgão e deixou Peixoto de Azevedo para assumir outro concurso na Bahia, seu estado natal. “Acompanhei a vacância do cargo e desde então entrei em contato com a Administração para verificar a possibilidade e agora vou atuar onde for preciso”.

O concurso no qual Queiroz foi aprovado teve três fases de seleção, a primeira com prova objetiva, a segunda com prova dissertativa e a terceira, com prova de arguição oral. Até o momento, 29 aprovados foram convocados, mas desses, nove assumiram e depois saíram, não tomaram posse ou pediram para ir para o final da fila da convocação.

O defensor público-geral, Silvio Jéferson de Santana, o empossou durante a 25ª reunião do Conselho Superior, onde ele recebeu as boas vindas dos veteranos, entre eles, a defensora pública Rosana Leite, que afirmou que um defensor público recebe as pessoas quando elas já não têm mais para onde ir. E que assim, elas trazem consigo toda a carga de suas carências e necessidades, apostando no defensor as últimas esperanças de solucionar o seu problema.

“Desejo que você tenha acolha, receba e auxilie essas pessoas com todo o carinho, ciente de que somos o símbolo da promoção dos direitos humanos”, orientou a defensora. Queiroz ficará na Capital para capacitação e posteriormente será encaminhado para um Núcleo. Ele veio com a mãe, o pai, a irmã e a esposa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114