» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Sexta, 28 de dezembro de 2018, 18h35

Sindicato vai registrar BO e acionar judicialmente comentaristas que caluniaram perita


O Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais (Sindpeco) vai registrar boletim de ocorrência e pedir investigação junto a Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) da Polícia Judiciária Civil para responsabilizar criminalmente os comentaristas que caluniariam, difamaram e injuriaram os peritos responsáveis pelo caso do atropelamento de três jovens em frente a uma casa noturna, na Avenida Isaac Póvoas. Os ataques ocorreram nas redes sociais de sites de notícias de Cuiabá.

"O Perito Oficial tem por dever descrever aquilo que está vendo, no momento em que foi solicitado. É natural, no caso em questão, que um exame clinico de embriaguez realizado horas depois da ingestão da bebida alcoólica não reflita o estado mental do suspeito lá atrás, no momento do último gole. Cabe ao perito, portanto, dizer no laudo pericial as dificuldades que encontrou no momento dos exames e as consequências disso para a investigação, o que foi perfeitamente realizado pela perita do caso", defendeu o presidente do sindicato, Antônio Magalhães.

Em material colhido pelo sindicato, constatou-se indícios de crime, quando a opinião passou a ser acusação sem qualquer prova de que a profissional teria recebido vantagens financeiras para elaboração do laudo.

"Nada que o perito diz pode ser baseado em "achismos", mas naquilo que analisou, de acordo com o que a ciência diz que deve ser analisado em cada caso. Não existe qualquer tipo de suborno ou propina no sentido de direcionar o trabalho dos peritos, essa é uma acusação séria e os responsáveis por fazê-la tem o dever de provar! Todo laudo pericial é um documento público escrito pelas mãos do próprio profissional, que em cada caso coloca toda sua experiência e o peso da própria carreira, além de assinar seu próprio nome na peça, que vai ser lida, estudada e discutida minuciosamente pela justiça e inclusive por outros peritos".


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114