» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Segunda, 11 de fevereiro de 2019, 16h06

Anoreg-MT e EMNOR promoverão encontro com Judiciário nesta quarta-feira


A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (EMNOR) promoverão nesta quarta-feira (13 de fevereiro), das 8h às 18h, um novo encontro de integração administrativa entre os serviços extrajudiciais e o Poder Judiciário. O evento será no Auditório Gervásio Leite, localizado na sede do Tribunal de Justiça, e contará com a presença de notários, registradores e servidores da Corregedoria-Geral da Justiça.

 

O presidente da Anoreg-MT, José de Arimatéia Barbosa, informa que o objetivo é estreitar ainda mais o relacionamento entre as entidades. "Já nos reunimos no ano passado, oportunidade em que nos inteiramos dos trabalhos realizados pela Corregedoria e, ela, do nosso. Este ano queremos estar mais próximos, contribuir com projetos e ideias visando o fortalecimento da atividade extrajudicial no nosso Estado".

 

José de Arimatéia acrescenta que a participação dos notários e registradores será fundamental para o esclarecimento de dúvidas, apresentação de sugestões, compartilhamento de experiências e, também, de eventuais dificuldades. "Nossa atividade, assim como a dos magistrados, nos exige muito estudo em virtude das constantes atualizações das leis. Por isso, vamos apresentar painéis de cerca de 30 minutos cada sobre todas as especialidades (Tabelionato de Notas, de Protesto de Títulos, Serviços de Registro de Imóveis, de Títulos e Documentos, de Pessoas Jurídicas, além do Registro Civil das Pessoas Naturais) e ouvir os anseios da Corregedoria".

 

O corregedor-geral da justiça, desembargador Luiz Ferreira, em reunião realizada com a Anoreg-MT no dia 24 de janeiro, elogiou a iniciativa da Associação. "Esse tipo de integração é muito salutar e, se depender da Corregedoria atual, continuaremos participando, bastando que nossas agendas coincidam. Também teremos nossos encontros regionais e vou convidar a Anoreg-MT para que faça presente por meio de seus representantes", disse o magistrado naquela ocasião.

 

O encontro de integração administrativa entre os serviços extrajudiciais e o Poder Judiciário realizado em 2018 também foi elogiado pela magistrada Edleuza Zorgetti, hoje juíza auxiliar da Corregedoria. "Eu gosto muito desse tipo de evento, pois o fim comum é atender bem o jurisdicionado. Conhecer ambos os lados (judicial e extrajudicial) é fundamental para nosso trabalho. Essa integração é muito importante, uma vez que o juiz, conhecendo o funcionamento do extrajudicial, muitas vezes nem precisará solicitar determinadas informações, imprimindo mais celeridade nos trâmites processuais. Para se ter ideia, estamos realizando correições em todos os cartórios do Estado e Mato Grosso está bem avançado, pois todos os cartórios já trabalham eletronicamente, o que garante mais segurança jurídica à sociedade", registrou, à época, a magistrada.

 

O juiz Jones Gattass Dias compartilhou do mesmo entendimento. "Encontros como este são muito bem vindos e bastante úteis para garantir a integração entre todos, até mesmo na forma de condução dos trabalhos. A Corregedoria-Geral da Justiça está realizando correições nos cartórios e o Poder Judiciário só engrandece com eventos desse nível, pois passamos a conhecer as dificuldades de todo o Estado. Participar deste encontro está sendo importante porque estamos ouvindo e conhecendo situações que farão com que aprimoremos nossos trabalhos".

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114