» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Sexta, 15 de fevereiro de 2019, 15h28

Projeto Ribeirinho Cidadão oficializa 64 uniões em Poconé


A Cidade Rosa, apelido carinhoso de Poconé, foi a campeã em número de casais que oficializaram a união durante a etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão 2019. Ao todo, 64 casais poconeanos participaram do casamento comunitário ofertado pelos parceiros do projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública, na última quarta-feira (13 de fevereiro), Dia D da ação no município.

Entre os “pombinhos” estavam o auxiliar de serviços gerais Edvaldo da Silva, 63, e a agente do projeto Borboletário do Sesc Pantanal, Maria Helena de Carvalho, 56. Em 1992, Maria Helena ficou viúva e com um casal de filhos. Os dois se conheceram, passaram a namorar e depois a viver juntos. Nunca haviam conversado sobre casamento. Até que uma amiga avisou que haveria o projeto na cidade.

Como uma boa poconeana, decidida, juntou os documentos necessários e levou ao cartório. Avisou o companheiro para ele também assinar os papéis. Edvaldo foi ao local pensando se tratar da sua aposentadoria, mas quando viu eram os proclames do casamento. "Fiquei surpreso, mas como já estamos juntos há tanto tempo nem reclamei assinei os papéis e fui comprar as alianças", lembra, rindo da situação.

“Ele é meu companheiro, ajudou a terminar de cuidar dos meus filhos, já somos uma família. Agora fortalecida pela lei dos homens”, considera Maria Helena.

A cerimônia foi preparada pela Secretaria de Assistência Social de Poconé, com direito à decoração, música com a Banda do Corpo de Bombeiros e as palavras da juíza de paz Adriana dos Santos Silva. Tudo sem custo algum para os participantes. Só a certidão de casamento, dependendo do regime de comunhão, fica em torno de R$ 600.

“Nosso objetivo é fazer com que esses casais que já convivem celebrem o amor. Desejo que continuem em harmonia pela eternidade”, declarou a secretaria da pasta e primeira-dama de Poconé, Joelma Gomes de Arruda.

De acordo com o coordenador do projeto, juiz José Antonio Bezerra Filho, para além de celebrar a felicidade dos 64 casais, a ação tem reflexos positivos para o Poder Judiciário. “Com essa formalização civil evitamos novas demandas judiciais. Tínhamos aqui relações enfática, concubinatos, divorciados e divorciandos, e com essa nova figura jurídica podemos desjudicializar ações como guarda dos filhos, visitas, situação previdenciária, inventários e outros”, explica.

Cidadania - O Dia D em Poconé ocorreu na quarta-feira (13), mas na quinta-feira (14) os atendimentos dos serviços de cidadania continuaram no Sesc, como a plastificação de documentos, atendimento do INSS, Defensoria Pública, confecção de Carteira de Trabalho, corte de cabelo e outros. A organização do público ficou por conta da Defesa Civil.

O operador de esteira Severino Félix de Arruda, 71, aproveitou para fazer a segunda via do Registro Geral (RG). “A minha já é muito antiga, fiz com 20 anos e já estava me dando problema”, revela. “Vim ontem aqui, mas como tinha muita gente não consegui. Hoje vim bem cedo pra garantir o RG”, comenta.

A etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão se encerrou nessa quinta-feira e no domingo (17 de fevereiro) terá início a etapa terrestre do projeto, com atendimento na Comunidade Olho D'Água.

Ribeirinho Cidadão - O projeto é realizado pelo Poder Judiciário e a Defensoria Pública, em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil- 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, SESC Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, de Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Hospital Júlio Muller, Univag OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Clóvis – Papai Noel, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114