Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Segunda, 18 de março de 2019, 10h49

Orgulho e dedicação marcam carreira de servidores do Procon-MT


A semana do consumidor 2019 chegou ao fim, mas a luta pela garantia dos direitos dos consumidores segue firme em Mato Grosso. Por trás desse trabalho, dezenas de servidores se dedicam a fiscalizar, orientar e mediar conflitos. Muitos deles, já aposentados, orgulham-se de terem feito parte dessa missão.

.

São pessoas como Margarida Amorim, 80 anos, que é inspiração para os mais jovens. Ao entrar no Procon-MT, onde trabalhou no setor de cadastramento dos consumidores, recebe abraços, elogios e sorrisos por onde passa. Orgulhosa da memória que construiu, retribui o carinho com toda a sabedoria e paciência que a idade lhe proporcionou.

“Eu fazia as fichas das pessoas que procuravam o Procon-MT. Gostava muito do meu serviço, fazia aquilo com amor, sempre procurei fazer o meu melhor. Ajudava as pessoas no que eu podia e buscava me informar com meus colegas quando tinha algo que eu não sabia”, recorda Margarida, aposentada desde 2000.

O tempo de casa também faz de Mariza Beatriz Souza, 61 anos, um exemplo a ser seguido. Ela tem 37 anos de Procon-MT, mas sua história enquanto servidora do Estado começou muito antes, quando ela tinha apenas 12 anos. “Comecei no antigo Ipemat [Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso], na época a lei permitia”, esclarece.

Educadora por formação, Mariza atuou no Procon-MT sempre na área de educação para o consumo, utilizando para isso o universo lúdico. “Eu trabalhava por meio da arte, com bonecos, levando a crianças e adultos o código do consumidor. Fico emocionada ao lembrar daquele período”.

O trabalho de educar pela arte foi tão prazeroso durante as mais de três décadas de Procon-MT que Marisa absorveu isso para a vida particular. Hoje, trabalha com idosos em um grupo de dança sênior. “Trabalho com educação para idosos. Tenho um personagem que interpreto, que é o Charles Chaplin, e por meio da arte falo sobre prevenção a doenças articulares e Alzheimer”, orgulha-se.

Tanto Margarida quanto Mariza foram homenageadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) no Dia Mundial no Consumidor – 15 de março – junto a outros 48 servidores do Procon-MT. A iniciativa partiu do deputado estadual João Batista, que assumiu a vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da AL-MT. “Nós não estaríamos comemorando essa data se não fosse o empenho e o trabalho de todos os servidores envolvidos”, frisou.

Secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona agradeceu em nome de todos os colaboradores da instituição. “A cada um dos servidores, o nosso muito obrigada por tudo que fizeram e fazem pela defesa do consumidor. Que continuem, aposentados ou não, lutando por essa causa que é digna”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114