» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Quinta, 09 de maio de 2019, 07h23

Gestores de folha de pagamento recebem capacitação no e-Pessoal


.

 Um grupo formado por gestores públicos responsáveis pela folha de pessoal de 19 municípios pólos e do Governo do Estado passaram por uma capacitação no sistema e-Pessoal do Tribunal de Contas da União (TCU). A capacitação realizada na Escola Superior de Contas foi conduzida pelo auditor Marcelo Bussiki.

Segundo o secretário da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) do TCE-MT, Volmar Bucco Júnior, a capacitação cumpre a primeira etapa da auditoria nacional integrada TCU e Tribunais de Contas dos estados para identificar irregularidades nas folhas de pagamentos.

Nesta etapa, os gestores indicados pelos municípios escolhidos como amostra e pelo Estado tiveram acesso ao relatório da auditoria que contém os achados de irregularidades e foram treinados para alimentar o sistema e-Pessoal do TCU com as justificativas e correções de eventuais equívocos.

Conforme Volmar Bucco, a auditoria identificou mais de 5.000 irregularidades que vão desde duplicidade de pagamentos, passando por acúmulo de funções e suspeitas de pagamentos indevidos. "Após os cruzamentos de dados feitos durante a auditoria, apenas a folha de pagamentos do Governo do Estado, por exemplo, apresentou mais de 2.000 ocorrências suspeitas de irregularidades", revelou o secretário da Segecex.

"Após esta capacitação, as unidades gestoras fiscalizadas terão de 30 a 90 dias para apresentarem as justificativas para os apontamentos da auditoria. Caso estas sejam consideradas sanadas, tudo bem. Mas, aquelas unidades que não conseguirem corrigir e nem explicar as inconsistências e irregularidades, serão objeto de representação interna e sofrerão auditagem e, posteriormente, poderão sofrer sanções por parte do TCE", explicou o auditor Marcelo Bussiki.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114