» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Quinta, 09 de maio de 2019, 06h21

TCEstudantil recebe alunos de duas escolas de ensino fundamental de Cuiabá


 

.

O Projeto TCEstudantil recebeu 89 estudantes do 8° e 9º anos do ensino fundamental das escolas estaduais Aureolina Eustácia Ribeiro, do bairro Cidade Verde, e Alina do Nascimento Tocantins, do bairro Cidade Alta, ambos em Cuiabá. Os alunos foram recepcionados na Escola Superior de Contas, anexa ao TCE-MT, pela equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do Tribunal, responsável pela coordenação do projeto.

Os alunos participaram de uma palestra em que puderam conhecer o papel constitucional do Tribunal de Contas como órgão de controle externo, sua estrutura e seu funcionamento prático, as ferramentas de transparência e participação direta dos cidadãos na fiscalização dos recursos, serviços e políticas públicas, além da atuação dos conselheiros em uma sessão de julgamentos no Pleno da Corte de Contas.

A palestra foi ministrada pelo auditor de controle externo Marcelo Pereira, integrante da equipe da Secretaria de Controle Externo de Educação e Segurança Pública, que ressaltou a importância fundamental da participação dos cidadãos como agentes de fiscalização e de controle social dos gastos públicos.


Os estudantes conheceram ainda o plenário, onde funciona a unidade mais importante do TCE-MT, o Pleno dos Conselheiros, responsáveis pela análise e julgamentos de todos os processos administrativos que tramitam pela Corte de Contas. O grupo recebeu informações sobre como é feita a escolha e composição do Pleno, suas atribuições e responsabilidades e sobre como ocorrem as sessões de julgamento.

Para a estudante Vitória Bortoletto, da Escola Alina Tocantins, conhecer o TCE-MT foi um momento marcante em sua vida. "Participar do TCEstudantil foi bem legal. Aprendi muitas coisas novas que não sabia sobre controle externo e controle social dos governantes. Também aprendi hoje que é importante a gente exercer nossa cidadania fiscalizando os gastos dos nossos impostos. Não imaginava que o TCE fosse tudo isso que nós vimos hoje", resumiu a adolescente.

A, professora Lis Melo também da Escola Alina Tocantins, destacou que todo o conhecimento a que os alunos tiveram acesso durante a visita ao TCE é importante para o crescimento e amadurecimento do grupo. A educadora também salientou que a iniciativa do Tribunal em abrir suas portas para os jovens é fundamental para ampliar a consciência de cada jovem sobre seu papel de cidadão. "Essa interface que se estabelece entre o que nós ensinamos na sala de aula e esta vivência prática de como funciona e como é feito o controle externo e social dos gastos públicos consolida o aprendizado, com toda certeza", argumentou a professora.

O aluno da Escola Aureolina Eustácia Ribeiro, Manoel Alexandre dos Santos, do 9º ano, disse que a visita ao Tribunal foi interessante em vários aspectos, pois ele não conhecia praticamente nada sobre a instituição. Para o estudante, saber como o cidadão pode atuar como fiscal dos gastos públicos será muito útil para ele. "É importante a gente fiscalizar os gastos do governo, do prefeito. Afinal, temos que saber se o que pagamos de impostos está mesmo retornando em forma de benefícios para a sociedade. E só tem um jeito de saber que é fiscalizando", disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Aureolina Ribeiro, Alaideé dos Santos, por sua vez, disse que o envolvimento dos estudantes no projeto TCEstudantil é uma oportunidade única para que eles tenham contato com a instituição e desenvolvam o espírito participativo e a responsabilidade social. "Fiquei muito feliz quando recebemos o convite para participar do programa. Este é um momento que, com certeza, ficará na memória de todos que vieram, que puderam conhecer o TCE e aprender tantas coisas novas e interessantes", sintetizou.

O projeto TCEstudantil busca estimular a cidadania entre os jovens estudantes, estimular a participação proativa destes no processo de controle social das administrações públicas.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114