Cuiabá | MT 29/03/2024
Justiça e Direito
Terça, 28 de maio de 2019, 10h21

Câmeras de videomonitoramento auxiliam no combate à criminalidade nas rodovias


Em pouco mais de 72 horas do compartilhamento de imagens entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Concessionária Rota do Oeste, quatro veículos com registros de furto foram localizados e quatro caminhões com carregamento sem nota fiscal foi apreendido. Ao todo, 95 câmeras de videomonitoramento estão instaladas ao longo de mais de 850 km de extensão na BR 163.

.

As ações repressivas aconteceram no fim de semana e só foi possível por causa da Parceria Público Privada entre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e a Concessionária Rota do Oeste, que passaram a compartilhar, na quinta-feira (23.05), as imagens que são geradas pelas câmeras. Com o incremento, o Centro Integrado passará a contar com mais de 250 câmeras.

Um dos veículos de passeio estava com registro de furto há mais de dois anos e a checagem da placa foi feita durante parada a uma das noves praças de pedágio. Por meio da parceria, toda imagem captada chega imediatamente para os operadores de videomonitoramento da Sesp. Com isso, é possível acionar as forças policiais quando um veículo com registro de ocorrência passar por uma das vias monitoradas. Segundo dados da concessionária, por dia, em média, 65 mil veículos percorrem o trecho.

As câmeras monitoram a entrada e saída de veículos e as imagens servem para investigações de crimes, serviços de inteligência e a garantia da segurança pública. O sistema de videomonitoramento funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, enfatiza que o resultado em poucos dias do compartilhamento integrado demonstra a eficácia da ferramenta no combate à criminalidade no Estado.

“Esta parceria entre a Sesp e a Rota do Oeste é fundamental. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o videomonitoramento no estado e fazer um cerco para o enfrentamento aos índices criminais. Em poucos dias já obtivemos bons resultados e isso é muito importante para a segurança pública e demonstra que o método é eficiente”, destaca.

Na tarde desta segunda-feira (27.05), o gestor da Sesp recebeu o diretor-presidente da Rota do Oeste, Diogo Santiago, o gerente de relações institucionais, Roberto Madureira e o gerente da tecnologia da informação, Noberto Prataviera.

“É muito satisfatório poder contribuir com a Sesp, que realiza um trabalho tão importante e com uma visão de desenvolvimento e investimento em tecnologia, sempre com foco em melhorar a vida do cidadão. A Rota do Oeste está em Mato Grosso para servir quem mora no estado ou está passando por aqui. Ter a possibilidade de auxiliar setores da Segurança Pública nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca o diretor-presidente da Rota do Oeste.

Cuiabá e Várzea Grande

O videomonitoramento tem sido ampliado também em Cuiabá e Várzea Grande. Em abril deste ano, o Ciosp ampliou em 55% a vigilância eletrônica nos municípios. Ao todo foram inseridas 59 novas câmeras, totalizando 161 unidades. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos da região central e nos bairros, a exemplo da região do Jardim Itália, Boa Esperança, Santa Marta, Carmindo de Campos, Distrito Industrial, Ribeirão do Lipa e São João Del Rey.

A parceria para realizar o vídeomonitoramento consiste em cidadão adquirir a câmera e fazer a instalação na frente do estabelecimento comercial. Todas as imagens captadas externamente chegam ao centro de controle do Ciosp e são monitoradas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114