Cuiabá | MT 19/04/2024
Justiça e Direito
Quinta, 22 de agosto de 2019, 16h24

Alexandre de Moraes fala a alunos do Comando e Estado-Maior do Exército


.

 O papel moderador do Supremo Tribunal Federal (STF) na solução de conflitos e pacificação social foi tema de palestra proferida, na manhã desta quinta-feira (22), pelo ministro Alexandre de Moraes. Quarenta oficiais militares, entre alunos e professores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), acompanharam atentos aos 50 minutos de explanação sobre o histórico da construção do sistema constitucional brasileiro desde o Império.

O ministro destacou a preocupação do legislador constituinte em ampliar as atribuições e a estrutura de todos os ramos do Judiciário, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, para dar maior equilíbrio de forças entre os Poderes da República – o chamado mecanismo de freios e contrapesos. Segundo o ministro, na função de poder moderador, o STF exerce três competências principais: a resolução de conflitos federativos, a moderação entre os outros Poderes a partir de atos do poder público e a função contramajoritária na preservação de direitos fundamentais das minorias.

Antes de assistirem à palestra do ministro Alexandre de Moraes, na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF, os oficiais do Exército conheceram as dependências do STF, com destaque para o Plenário da Corte. A visita faz parte do conteúdo programático do curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114