Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 17 de janeiro de 2017, 17h04

Acadêmicos da Unemat iniciam Internato Médico em Cáceres


Nesta quarta-feira (18.01), iniciará o Internato Médico da primeira turma de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O estágio curricular obrigatório será realizado durante 24 meses nos hospitais Regional e São Luiz (HSL), em Cáceres. A partir de agora, a cada semestre, uma nova turma fará o Internato Médico. Aos 18 acadêmicos que agora ingressam somarão outros, de forma rotativa, que em 2019 serão cerca de 100.

Na manhã desta terça-feira (17.01), os acadêmicos receberam as boas-vindas, no auditório do Hospital São Luiz, assim como conheceram as Normas e Rotinas do HSL/2017, e visitaram as dependências da unidade. Estes futuros médicos irão aplicar, durante as 2.820 horas de Internato, os conhecimentos teórico-práticos anteriormente adquiridos, ampliar e consolidar os conhecimentos, habilidades e atitudes pelo desenvolvimento e aprimoramento de qualidades inerentes ao futuro profissional na área médica.

Os acadêmicos estavam ansiosos por essa nova etapa, que inicia com o ingresso no 9º semestre. O Internato Médico é o estágio curricular obrigatório de formação em serviço, integrado, de caráter teórico e prático e sob supervisão de docente/preceptor, cumprido pelos estudantes do curso de Medicina.

O acadêmico Rodrigo Duarte Franco disse que este momento é o mais importante. "Vamos por em prática o que aprendemos até aqui. Além da ansiedade, também há o contentamento em ver o empenho de nossos professores", citou Rodrigo.

Lucas Carrijo Naves falou sobre a conclusão de uma luta de quatro anos. "No Internato, vou poder colocar em prova tudo que aprendi. Foi correria atrás de literatura teórica, construção de conceitos e até mesmo a construção da minha identidade como médico", expôs o acadêmico, que lembrou a colaboração de toda equipe de saúde de Cáceres para que eles chegassem a esta etapa.

Com os objetivos de desenvolver e aperfeiçoar as competências e habilidades profissionais desejáveis, de acordo com o perfil do médico a ser formado, previsto em seu projeto pedagógico, e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, o internato se propõe a propiciar ao interno treinamento eminentemente prático, tutorado e supervisionado nas cinco áreas médicas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Saúde Coletiva. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114