Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Sexta, 20 de janeiro de 2017, 12h21

Hanseníase é tema de curso online; inscrições vão até o dia 21 de janeiro


No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, 31 de janeiro, está disponível um curso online sobre a hanseníase. O objetivo da capacitação é preparar os participantes para atuarem no controle da transmissão da doença e diminuir as incapacidades causadas por ela. As inscrições encerram neste sábado, 21 de janeiro.

A formação é gratuita e será oferecida por meio de uma plataforma online. Ao todo, serão 45 horas de curso, distribuídas em três unidades: vigilância; diagnóstico; e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Como parte da metodologia, a capacitação reúne casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações. São utilizados, ainda, hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar o conhecimento de termos técnicos.

A primeira turma foi lançada em outubro de 2014 e obteve mais de 38 mil inscritos. Entre os perfis que mais buscam a capacitação, 46% são enfermeiros; 19% são técnicos de enfermagem e 12% médicos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Sobre a doença

Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leaprae, que tem atração por pele e nervos, gerando por muitas vezes atrofias e áreas de insensibilidade. Caso a bactéria atinja o nervo, pode causar incapacidades muitas vezes irreversíveis.

A transmissão se dá pelas vias aéreas, por meio do contato entre uma pessoa infectada com uma saudável suscetível. As manchas causadas não doem e não coçam e o período de incubação da doença é de cinco anos. Porém, se não diagnosticada e tratada, a doença pode gerar sérias incapacidades físicas.

Inscreva-se aqui 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114