Cuiabá | MT 23/04/2024
Educação
Domingo, 22 de janeiro de 2017, 11h56

Professores dão dicas para estudantes se inscreverem no SiSU


A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta quarta-feira (18) provocou ansiedade nos estudantes que irão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na próxima semana. É necessário estar atento aos detalhes para não perder os prazos e garantir a vaga na universidade desejada. Confira algumas dicas de professores com experiência em vestibulares para os candidatos.

Segundo o diretor pedagógico das escolas próprias do grupo SOMOS Educação, Filipe Couto, é preciso atenção para o cronograma do SiSU, que está disponível no site do Ministério da Educação (MEC) e também acompanhamento diário para as notas de corte, que costumam variar ao longo do processo.

"Para se inscrever no SiSU o estudante deve ter feito o Enem 2016 e não ter tido nota zero na redação. Vão ser selecionadas duas opções de curso e ao final do dia o sistema divulga uma nota de corte provisória e a posição do concorrente. É preciso olhar as notas todos os dias e, se convier, mudar de opção, o que pode ser feito quantas vezes o estudante quiser", explica o Couto.

Outra recomendação é não desanimar após a primeira chamada, pois o candidato pode manifestar interesse no site do SiSU em entrar na lista de espera, que deve ser acompanhada no site de cada instituição. Essa lista só vale para a primeira opção e o estudante deve avaliar quais são os cursos de interesse e qual a frequência da chamada das listas de espera na universidade.

"Esse é um momento muito importante para o estudante, em que é preciso avaliar qual carreira quer seguir. É normal ficar nervoso diante dessa decisão, mas apenas o candidato pode avaliar o que irá pesar mais diante das opções. Durante quatro dias é possível alterar as opções, por isso é bom ter calma e não se desesperar", aconselha o coordenador do Ensino Médio do Colégio Maxi, Carlos Roberto Leão.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114