Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quinta, 09 de fevereiro de 2017, 08h01

Pós-Doutorado em Música com Bolsa da Fapesp


O Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece quatro oportunidades de Pós-Doutorado na área de Etnomusicologia/Antropologia Musical com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 20 de fevereiro.

As bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático "O musicar local - novas trilhas para a etnomusicologia".

Duas das bolsas serão orientadas por Suzel Ana Reily, pesquisadora responsável pelo Temático, e estarão sediadas no Instituto de Artes da Unicamp. As outras duas bolsas serão orientadas por Rose Satiko Hikiji, uma dentre os pesquisadores principais do projeto, e estarão sediadas no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP).

O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Busca documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.

O projeto está estruturado nos seguintes eixos:O musicar e a produção da localidade; Localidades, encontros e conexões no musicar local; Aprendizagem, transmissão e preparação; e Tecnologias do musicar local.

Os temas específicos abordados por cada bolsista serão definidos pelos candidatos, de acordo com as suas bagagens acadêmicas anteriores e interesses pessoais.

As investigações conduzidas pelos bolsistas serão norteadas pelas questões-chave:

Qual é a natureza do musicar no contexto local? O que isto nos diz sobre a produção da localidade e o modo como localidades produzidas são vividas pelas pessoas envolvidas no musicar local?
O que contribui para o estabelecimento de engajamento musical e de sentimentos de compromisso com a produção da música em nível local?
Como os grupos musicais locais operam enquanto “mundos artísticos” e/ou “comunidades de prática”? Como suas estruturas organizacionais afetam as formas do musicar na localidade, tanto no domínio amador quanto profissional?
De que maneira pessoas, coisas, tecnologias, instituições interagem nas práticas do musicar? Qual a relação destes “agentes” com a localidade, seja ela física ou imaginária?
Os candidatos deverão enviar certificado de conclusão do doutorado, Currículo Lattes atualizado (lattes.cnpq.br) – estrangeiros podem enviar um CV atualizado, destacando sua formação acadêmica, publicações científicas, experiências de ensino e supervisão para alunos de graduação e pós-graduação; Súmula Curricular FAPESP; projeto de pesquisa seguindo o “Roteiro para formatação do Projeto de Pesquisa” sugerido no site da FAPESP; e nomes e endereços de contato de pelo menos dois pesquisadores que podem ser contatados para o envio de cartas de referência para Suzel Ana Reily no endereço s.reily@iar.unicamp.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1391.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114