Cuiabá | MT 19/04/2024
Educação
Terça, 28 de março de 2017, 17h44

Pós-graduados recebem diploma e entregam planos de combate a incêndio florestal


Por Rodolfo Perdigão
.

Os pós-graduados em Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais foram diplomados na manhã desta terça-feira (28.03), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O curso formou 45 especialistas e é o primeiro presencial do país focado na Amazônia Legal. A capacitação foi ofertada pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio da Escola de Governo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Além de capacitar bombeiros e servidores de órgãos ambientais, prefeituras e iniciativa privada, o curso gerou a apresentação de artigos científicos e a elaboração de planos de prevenção e combate a incêndio florestal para todas as unidades de conservação (UCs) do estado. O trabalho feito pelos servidores gerou uma economia imediata de R$ 450 mil para o Governo do Estado, de acordo com a tabela da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF).

Na ocasião, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, agradeceu por ter sido escolhido o patrono da turma e parabenizou os formandos pela conquista. Na avaliação dele, os agentes capacitados renderão bons frutos para o Estado, principalmente ao auxiliar no objetivo de zerar o desmatamento até 2020.

“Tenho certeza que é com a força de vocês, do Corpo de Bombeiros, com o desejo do governador Pedro Taques, a força e a garra dos servidores da Sema, que nós vamos com muito orgulho dizer que seremos um gigante na produção, mas também um gigante na sustentabilidade”, pontua.

Para o superintendente da Escola de Governo, Paulino Yoshida, o órgão cumpriu a missão de capacitar e melhorar o desempenho destes profissionais. Conforme ele, a Escola está realizando ainda em paralelo o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Segurança Pública, além de cursos de pequena duração.

“O curso é fruto do comprometimento do Estado em investir na capacitação do servidor, porque nós acreditamos que um servidor bem capacitado, bem treinado oferece um serviço bem cuidado ao cidadão, em todas as áreas. A ideia da Escola de Governo é oferecer sempre que possível parceria para novas capacitações”, explica.

Curso

A capacitação é o primeiro passo para estabelecer um sistema de proteção contra incêndio nas áreas protegidas do estado, como explica o coordenador do curso, tenente coronel bombeiro militar Paulo Barroso, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). A equipe formada deverá desenvolver novas tecnologias adaptadas à realidade de Mato Grosso para prevenção e combate a incêndios em todo o território estadual.

Foram capacitados 30 bombeiros e 15 civis, entre eles profissionais liberais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e prefeituras de Alta Floresta e Sinop.

Planos de prevenção e combate a incêndio

A elaboração dos planos permite que o Estado possa captar recursos para estruturar os projetos, conforme destaca o coordenador do curso. “Com a implantação dos planos, será possível de fato proteger essas áreas de preservação da principal ameaça que temos no nosso estado, que são os incêndios florestais”, comenta Barroso.

A estruturação inclui a previsão de construir nas reservas torres de vigilância, sistema de acesso aos mananciais, sinalização, brigadas de incêndio, entre outros. A iniciativa também cumpre as condições para acesso aos recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fonte de recursos para projetos de proteção ao meio ambiente.

Estiveram presentes na solenidade o senador José Medeiros; o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas; a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Ana Peterlini; e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114