Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Terça, 28 de março de 2017, 22h01

Aluno que participa do projeto AgriRend é selecionado pelo InovAtiva


Tecnologia para facilitar a vida do homem do campo. Foi com essa premissa que nasceu a plataforma digital AgriRend, projeto desenvolvido pelos acadêmicos Julian Fuiza da Rocha (Unemat) e Fabiano Silva (UFMT), e que foi selecionado no InovAtiva Brasil, um dos mais maiores e mais importantes programas de aceleração de startups do Brasil.

A startup do agronegócio (empresa nascente de base tecnológica) é uma dos 300 selecionadas de todo país que serão aceleradas neste primeiro semestre, que envolveu cerca de 1.700 inscritos. O resultado da seleção foi divulgado na semana passada. O InovAtiva Brasil foi criado em 2013 e é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae e executado pela Fundação Certi.

A seleção conquistada pelos empreendedores que participaram do Células Empreendedoras, programa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), oportuniza que os acadêmicos alavanquem o projeto no primeiro ciclo, pois o InovAtiva oferecerá capacitação e qualificação de nível mundial para empreendedores inovadores.

O site AgriRend idealizado pelos universitários é uma plataforma online que possibilitará que produtores rurais possam locar equipamentos agrícolas pela internet, semelhante ao modelo de negócio do Uber e Airbnb. A ferramenta tem como proposta conectar produtores e locadores de máquinas e implementos agrícolas, para disponibilizar uma rede de colaboradores de diversas regiões do país, como foco nas demandas das propriedades rurais.

Segundo o acadêmico Julian Rocha, que cursa economia na Unemat, a ideia surgiu após um estágio feito na Embrapa somado à leitura de uma matéria sobre o assunto. Com isso, o universitário decidiu empreender na área do agronegócio, que segundo ele, é mercado importante para a economia brasileira.

Nessa empreitada, Rocha disse que recebeu mentorias e participou de vários programas que contribuíram para melhorar sua capacidade empreendedora, como o Células Empreendedoras e Startups Weekend. “O Célula Empreendedoras foi importante porque contribuiu no aprendizado da capacitação empreendedora. Programas como esses transformam iniciativas inovadoras em negócios de sucesso”, destacou.

O secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, pontuou que o Células Empreendedoras visa difundir uma cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no Estado de Mato Grosso, com base no incentivo a projetos das startups. “O programa de aceleração e desenvolvimento do ecossistema empreendedor está inserido em um conjunto de iniciativas para fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso”, destacou.

Células Empreendedoras

O Células Empreendedoras é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação lançado em 2016. De acordo com a coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Secitec, Cláudia Maria Rosa, o Células Empreendedoras recebeu investimento de R$ 150 mil para desenvolver ações de empreendedorismo em três instituições de ensino - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As ações do programa contemplaram 350 estudantes e 120 professores das três instituições superiores, resultando na criação de 13 startups, sendo que algumas delas já se destacaram no cenário das startups.

A coordenadora destaca que o objetivo do Programa Células Empreendedoras Mato Grosso é trabalhar o empreendedorismo de forma transversal dentro das universidades fazendo com que os estudantes desenvolvam suas ideias, propondo soluções para os problemas da sociedade nas mais diversas áreas do conhecimento.

A segunda edição do programa acontece este ano e será realizada para atender professores e alunos de cinco instituições de ensino superior, técnico, públicas e privadas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114