Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quarta, 29 de março de 2017, 13h06

Professora utiliza modalidades para ensinar disciplinas escolares


Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso têm uma proposta diferente neste ano. A ideia é aliar a prática esportiva com a educação, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A cidade de Alto Boa Vista (a 1.100 km de Cuiabá) será uma das sedes dos jogos e os professores locais já começaram a pensar em como utilizar o esporte como ferramenta de aprendizagem durante a semana de competição no município.

A professora Cássia Rodrigues, por exemplo, já desenvolve esse tipo de trabalho com os seus alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Betel. Ela procura envolver as modalidades esportivas com as disciplinas aplicadas em sala de aula como Português, Matemática, Geografia e História.

Nos treinamentos de basquete os alunos também aprendem matemática. Para fazer exercício de cálculos com os alunos a professora utiliza as formas geométricas da quadra poliesportiva. Quando um estudante arremessa a bola e ela não cai na cesta, Cassia utiliza matemática para explicar o porquê que o ponto não aconteceu. “Você arremessou a bola em um ângulo de 60 graus, por isso a bola não caiu”, comenta com o aluno.

No handebol, por exemplo, Cássia também dá aulas de geografia e história para os alunos. Ela pede que antes do treino os estudantes façam uma pesquisa sobre o esporte, onde ele surgiu, quem são os principais jogadores da atualidade e quem difundiu a modalidade no Brasil. A professora reforça que esse trabalho pedagógico caminha junto com o treinamento esportivo.

A professora também prepara um grupo de dança, formado por alunos, que fará uma apresentação cultural durante a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude em Ato Boa Vista (etapa da região Nordeste). O evento ocorrerá de 16 a 21 de maio.

O grupo realiza um trabalho diferenciado que explora diversas manifestações culturais do Brasil e do mundo, por meio da dança. Entre os estilos estão o break (dança de rua), o forró, o sertanejo e o balé. “Estamos preparando uma linda apresentação para os alunos de outras regiões que participarão dos jogos em Alto Boa Vista”, destacou Cássia.

Vistorias técnicas

A equipe da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) realiza uma série de vistorias nas cidades que receberão os Jogos Escolares da Juventude Mato Grosso. Nesta terça-feira (28.03) os técnicos estiveram no município de Alto Boa Vista, onde já fizeram vistorias de quadras poliesportivas e dos espaços que servirão de refeitório e alojamento para os estudantes-atletas.

A equipe da Seduc também apresenta a proposta pedagógica para os jogos – uma ação inédita para utilizar o esporte como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Até o final desta semana ocorrerão vistorias e reuniões pedagógicas nas cidades de Água Boa e Barra do Garças, que também sediarão etapas dos jogos escolares.

Os Jogos Escolares da Juventude (Etapas regionais e estaduais) são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com as cidades-sedes dos jogos. A competição é dividida em 10 etapas regionais e três etapas estaduais, que mobilizam cerca de 10 mil estudantes.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114