» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Sábado, 13 de maio de 2017, 16h38

Professores formadores debatem estratégias pedagógicas em Cuiabá


Cerca de 200 professores formadores das diferentes disciplinas curriculares se reúnem, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, entre os dias 16 e 18 de maio. Eles fazem parte dos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapros), dos 15 polos do estado.

O objetivo do encontro formativo, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), é propor intervenções nas práticas pedagógicas em sala de aula e no aprendizado do aluno, na apreensão de conhecimentos que envolvam a Matemática e a Língua Portuguesa.

De acordo com a superintende de Formação Profissional da Seduc, Adriana Tomasoni, a proposta é organizar planos de ações formativas interdisciplinares, que deverão envolver todas as disciplinas curriculares para otimizar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades exigidos pelas avaliações escolares e exames de proficiências (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB).

“Essa é uma ação que faz parte do programa Pró-Escolas, no eixo Formação, e foi pensada a partir da seguinte questão: como as diversas disciplinas curriculares podem contribuir para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa? Questão que deverá se estender a cada professor”, destaca.

Tomasoni lembra que os esforços se concentrarão em identificar as aproximações entre a Matemática e/ou Língua Portuguesa com as demais disciplinas que possibilitem estruturar planos de intervenção a serem desenvolvidos nas escolas, de maneira a não negligenciar as especificidades entre as disciplinas.

“Por se tratar de ações interdisciplinares, poderão ser agrupadas nos planos de intervenção tantas disciplinas quantas forem as aproximações identificadas entre elas”, diz.

O evento contará com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Programação

Dia 16.05

8h - Abertura

10h - Planejamento e interdisciplinaridade - Prof. Gino Francisco Buzato

SUFP/SEDUC

12h às 13h50 – Almoço

14h às 15h45 - As possibilidades interdisciplinares no ensino de Matemática / Prof. Dra. Dayse Lago Pereira Souto (Unemat)

16h às 18h - As possibilidades interdisciplinares no ensino da Língua Portuguesa / Prof. Dra. Simone Padilha (UFMT)

Dia 17.05

8h às 12h - Matemática e Língua Portuguesa: aproximações entre descritores e objetivos de aprendizagem com as demais áreas de conhecimento - reunião por área de conhecimento mediada pelos professores técnicos da SUFP

12h às 13h50 – Almoço

14h às 18h - Elaboração de plano de ações formativas interdisciplinares

- atividade em grupos de professores formadores das diversas áreas de conhecimento

Dia 18.05

8h - Socialização dos planos de intervenção e alinhamento das ações a serem desenvolvidas pelos Cefapros nos polos

12h – Encerramento

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114