Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Segunda, 22 de maio de 2017, 10h21

ALMT realiza 2º Simpósio de Dislexia nos dias 24 e 25 de maio, no Zulmira Canavarros


O 2º Simpósio sobre Dislexia, em Mato Grosso – Dislexia, um jeito de ser e de aprender –, será realizado nos dias 24 e 25 de maio (quarta e quinta-feira), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, das 18h às 22h. A inscrição será limitada a 774 pessoas e pode ser feita em troca de dois litros de leite, que serão doados ao Hospital de Câncer de Cuiabá. O objetivo é tornar Mato Grosso uma referência no Brasil em implantação e implementação de políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com dislexia.

No dia 24, o palestrante será Dr. Rafael Pereira da Silva, doutor em Ciências da Educação, pós-doutor em Ciências da Reabilitação, especialista em distúrbios de aprendizagem, diretor da Disclinica e apresentador do programa de televisão “Viagem pelo Cérebro”, da TV Lisboa, Portugal. No dia 25, será o PhD Dr. Fernando Capovilla, autor de mais de 50 obras, livre-docente em Neuropsicologia, professor titular da Universidade de São Paulo.

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação especial.

O idealizador e coordenador do simpósio, deputado estadual licenciado e secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos (PSDB), afirma que “é preciso eliminar qualquer barreira discriminatória e excludente, tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”.

Wilson Santos é autor de três projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa direcionados ao apoio à pessoa com dislexia. Dentre eles, está o que institui o atendimento especializado nos concursos públicos e vestibulares realizados em Mato Grosso para as pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia. Nesse projeto, o parlamentar propõe um atendimento diferenciado com tempo adicional de uma hora para os candidatos inscritos com TDAH e dislexia realizarem suas provas e, sendo solicitado, um profissional ledor para auxiliar na leitura das provas, um profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta, correção da prova escrita (dissertação) e avaliação a partir de uma matriz de correção específica para os participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto.

O 2º Simpósio tem parceria com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, por isso, a taxa de inscrição será dois litros de leite, que serão doados ao Hospital de Câncer de Mato Grosso. São apoiadores do Encontro, ainda, o Grupo Dislexia MT, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sicoob, Rede de Hotéis Mato Grosso, Associação Brasileira de Dislexia, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Tubarão Uniformes e Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

O primeiro ocorreu em junho de 2016 e contou com diversos especialistas da área. Na oportunidade, foram discutidos temas como a importância da equipe multidisciplinar para o diagnóstico e as características da dislexia na infância e na vida adulta. O foco do encontro foi demonstrar que, apesar das características individuais, todo aluno disléxico tem condições de aprender quando lhe são oferecidos estratégias pedagógicas adequadas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114