Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quarta, 31 de maio de 2017, 13h36

Seduc lança programa para avaliar o sistema de ensino estadual


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) lança nesta quinta-feira (01.06) a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT/2017), programa que visa a elaborar um panorama da educação estadual e traçar diretrizes para os próximos anos.

O lançamento será realizado no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 8h30, pelo governador Pedro Taques e pelo secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon - e também contará com a presença de diretores, assessores pedagógicos e gestores das unidades escolares.

Em 2016, a Seduc realizou uma avaliação que contemplou mais de 160 mil alunos da rede estadual de ensino do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas. O resultado foi utilizado pelas unidades escolares para auxiliar no planejamento das ações de 2017.

Conforme a secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação da Seduc, Marioneide Kliemaschewsk, agora o programa prevê a avaliação de todo o sistema de ensino da rede estadual. O projeto também já foi apresentado e discutido junto ao Sindicado dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

Para realizar um diagnóstico completo de todo o ensino, o Avalia MT foi dividido em quatro módulos: Projeto Político Pedagógico; avaliação de desempenho profissional; avaliação de desempenho do gestor; e avaliação de desempenho acadêmico.

O primeiro módulo fará um diagnóstico das unidades, analisando a aplicação dos projetos políticos pedagógicos, ambiente educativo, prática pedagógica, formação, condição de trabalho, ambiente físico escolar, acesso, compreensão e uso dos indicadores de avaliação.

Segundo a secretária, os módulos serão desenvolvidos simultaneamente, para dar mais celeridade e assertividade ao trabalho. Para isso, a Seduc criou uma comissão especial de trabalho.

“Pretendemos realizar um diagnóstico completo, que compreenda todas as fazes do processo de aprendizagem, para levar a reflexão e retornar a ação com intervenções precisas e definir matrizes para os próximos anos”, afirmou.

Durante o evento, a Seduc também irá divulgar o “Prêmio Gestão Escolar 2017”, desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Educação (Consed) e entidades parceiras, que premia as melhores gestões escolas públicas brasileiras da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Médio).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114