Cuiabá | MT 19/04/2024
Educação
Sábado, 03 de junho de 2017, 11h57

Editor da Revista Época participa de projeto da Escola José Magno


.

O jornalista Bruno Ferrari, editor da Revista Época, participou de um bate papo com os estudantes do 1º Ano da Escola Estadual José Magno, em Cuiabá. A iniciativa foi da professora de Língua Portuguesa, Beatriz Morrone, e teve como objetivo fomentar o aprendizado dos gêneros textuais com foco em entrevistas.

Bruno, que também é comentarista da Rádio CBN, contou que está há 12 anos no mercado jornalístico e que já escreveu para as áreas de Economia, Cidades, Esportes, mas que agora, é especializado em Tecnologia, assunto que prendeu a atenção dos estudantes.

Foi nessa área que cobriu os maiores eventos do seguimento, bem como entrevistou grandes nomes, como Steve Jobs, fundador da Apple, e Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Bruno também foi vencedor do Prêmio Comunique-se e finalista do Prêmio Esso, considerado o mais importante do jornalismo brasileiro.

Rayssa de Sales, de 15 anos, foi uma das mais participativas. Ela abriu a rodada de entrevista, perguntando como Bruno decidiu ser jornalista. “Eu achei interessante essa proposta, o Bruno é muito simpático, contou um pouco da sua vida pessoal e da rotina da sua profissão”.

Ela, assim como os demais colegas, estava com o caderno aberto na página de um roteiro de perguntas, elaborado junto com a professora Bia. “Foi tudo pensado em sala, na verdade. O objetivo foi construir perguntas interessantes para que ele se sentisse livre para responde-las”, lembrou a estudante.

Para João Gabriel da Silva, também de 15 anos, a aula foi uma fonte de inspiração. “Quando ele estava falando sobre a profissão, me despertou um interesse grande, do dia a dia do repórter, da responsabilidade e do impacto que têm na vida das pessoas. Posso pensar seriamente em seguir essa profissão”, destacou.

A iniciativa foi da professora Bia, que já conhecia Bruno e quando soube que ele estaria na cidade, pensou em leva-lo para dentro das salas de aula. “Estamos estudando gêneros textuais e entrevistas, então nada melhor de aprender a entrevistar com uma pessoa cuja a função é entrevistar. Foi daí que surgiu o convite”, disse.

A preparação para entrevista-lo começou com uma vasta pesquisa sobre sua carreira. “Pesquisamos e lemos reportagens justamente para elaborar o roteiro de perguntas, então, foi um trabalho bem amplo e que despertou curiosidade nos alunos”.

Para a professora, as atividades diferenciadas deixam os estudantes mais engajados e esse tem sido uma das metodologias adotadas por ela dentro de sala. “Eles precisam ter esse contato de mundo, que vai além dos livros e eu faço sempre isso nas minhas aulas. Dos livros para o mundo real”, finalizou.

Para Bruno, que passou dois dias na escola atuando no projeto da professora Bia, os alunos se mostraram interessadas. “As aulas passaram bem rápidas. Os alunos fizeram várias perguntas e para um jornalista é estranho virar alvo de uma entrevista. É bacana já que a comunicação é algo muito natural, o brasileiro é muito comunicativo”, afirmou.

O jornalista acrescenta ainda que experiências como essa podem tocar alguns estudantes, vendo que a comunicação pode ser um caminho natural a seguir, dando exemplo dele mesmo, que tinha facilidade com matérias como Língua Portuguesa, História, Geografia e outras na área de humanas.

Ferrari, que também escreve sobre a influência da tecnologia no comportamento social, explicou que a oportunidade serviu também para perceber como é que ela vem impactando na vida dos jovens em outros estados do país.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114