Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Segunda, 05 de junho de 2017, 11h23

Atividades de combate as opressões são realizadas dentro do campus da UFMT


A Adufmat- SSind reforça uma de suas bandeiras de lutas de classes e organiza ato contra opressões nos campi de Cuiabá e Sinop, entre os dias 5 e 6 de junho. Durante os dois dias haverá mesas de discussões, oficina de cartazes e a apresentação da Cartilha de Combate as Opressões – Desafios e Possibilidade elaborada pelo Andes -SN. Em Cuiabá, também será realizada uma marcha na qual os participantes percorrerão os blocos da instituição dizendo não a qualquer tipo de assédio.

 

A ação política é organizada pelo Grupo de Trabalho de Política de Classe para as questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS / Seção Sindical Adufmat), juntamente com a frente de Mulheres na Luta e em parceria com o Andes-SN.

Ampliar as discussões sobre temas como assédio (sexual ou moral) de gênero e outras opressões é fundamental para o processo de desnaturalização da violência. "Quando se cria um mecanismo de reparação de combate e enfrentamento, não dentro de uma perspectiva punitiva, mas socioeducativa, a tendência é que essas pessoas se sintam acolhidas e passam a reivindicar o lugar do enfrentamento ou da reeducação dos sujeitos abusadores", explica a professora do departamento de Serviço Social da UFMT, Qelli Rocha, membro do GTPCEGDS.

Dentro da UFMT algumas vítimas de opressões têm criado os próprios mecanismos de denúncia e discussão. Um deles foi a disposição de um cartaz, fixado no mural de avisos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, onde se lê: "Vocês fingem que não sabem, mas nós sabemos". Nesse espaço, diversas denúncias de assédios contra mulheres que aconteceram dentro do campus foram escritas.

São ações como essas que evidenciam a importância de debater o tema. "Os esclarecimentos ficaram ainda mais latentes após serem registrados dentro da própria UFMT casos de preconceitos e assédios", aponta Qelli Rocha.

Sinop

Já no campus da UFMT em Sinop, a representante sindical e membro do coletivo Adufmat Presente, Clariana Silva, aponta que a cultura do machismo não se restringe apenas aos homens, mas também ocorre entre as mulheres. "Muitas mulheres naturalizam a violência por ignorarem o tema ou por medo".

Uma das mesas de debates que será realizada em Sinop é a de Assédio Sexual e Moral: Precisamos falar disso! Um tema que encontra muita resistência dentro da cidade que é conhecida pelo agronegócio. "É sempre um tabu. As pessoas têm pudor em falar sobre esse tema tão complexo e esse pudor não impede as ações de assédio. Precisamos dialogar, refletir e mudar. O diálogo nós garantimos, mas a mudança passa pela capacidade de cada indivíduo e de autocrítica".

Em Sinop, além das rodas de conversas haverá atividades culturais como exposições de origami, apresentações musicais e uma marcha pelo campus.

 

Ações políticas

O Grupo de Trabalho tem se mantido presente em atividades importantes desde o ano passado. "Revisamos a Cartilha de combate as opressões junto com o Sindicato Nacional - Andes, pela Adfmat realizamos cursos em Fortaleza, no qual trabalhamos a perspectiva de relação de gênero, estivemos presentes no 8 do março, na grande Greve Geral dia 28 de abril e recentemente na ida a Brasília, no Ocupe Brasília" lembra a professora Qelli.

 

Toda essa programação reforça as ações realizadas pelo Grupo de Trabalho no combate as opressões como a de gênero, raça, étnico-racial, ao mesmo tempo em que intensifica o processo de enfrentamento dessas questões tanto entre docentes, quanto entre docentes e discentes.

 

Confira abaixo a programação completo do evento.

 

Programação de atividade do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS / Seção Sindical Adufmat)

 

Cuiabá - 05 e 6 de junho (Das 16h30 às 18h)

- Oficinas de cartazes nos blocos do IL, IE,ICHS, FAET, DCE/RU, FAMEV e Direito/Saúde. Para esta atividade, tragam seu material didático - cartolina, tinta, caneta, régua, etc - e também sua denúncia.

Dia 06/06 (Das 7h às 9h)

-Marcha de Combate as Opressões.
Local da concentração: Rodoviária Velha do ICT/FAET, com saída às 8h.


(Das 09h30 às 12h)

- Mesa: Lugar de Mulher é onde ela quiser: A participação da Mulher no Espaço Sindical.
- Apresentação da Cartilha de Combate as Opressões - Desafios e Possibilidades.
Local: Auditório da Adufmat


Sinop - 05 de junho (Início às 10h )

- Mesa I: Lugar de Mulher é Onde ela quiser: A participação da Mulher no Espaço Sindical – Desafios e Possibilidades!
- Mesa II: Assédio Sexual e Moral: Precisamos Falar disso!
- Apresentação da Cartilha de Combate as Opressões - Desafios e Possibilidades.
Local: Auditório da Adufmat do campus. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114