Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Domingo, 11 de junho de 2017, 16h53

PNUD e universidades brasileiras lançam rede para promover objetivos globais


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e instituições de ensino superior de diferentes estados assinaram na quarta-feira (7) um memorando de entendimento para a criação da Rede ODS Universidades, uma iniciativa com o objetivo de fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030.

O projeto, lançado na Casa da ONU em Brasília, tem como objetivo promover os objetivos globais na academia e colaborar com políticas que promovam a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta.

Os signatários da rede serão incentivados a produzir e trocar conhecimentos sobre a implementação da Agenda 2030, além de realizar ações para disseminação e promoção do desenvolvimento sustentável. Outra atribuição é incentivar a territorialização dos ODS, processo que fortalece ações no âmbito local.

Até o fim de 2017, as instituições deverão estabelecer um banco de dados de boas práticas, estudos, pesquisas e inovação baseados nos objetivos globais. Também está prevista a formação de uma rede de especialistas para fortalecer o desenvolvimento sustentável no país.

“A Rede ODS Universidades estabelece compromissos sociais, ambientais e econômicos a serem cumpridos por academia, governos, setor privado e sociedade civil até 2030″, disse a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Melo Diniz. “Aderimos a este projeto com esperança e certeza de que podemos colaborar efetivamente com o sucesso dos ODS. Já capacitamos atores políticos e sociais para estimular a participação na definição de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030. Com a Rede ODS Universidades ampliaremos nossa atuação de forma conjunta”.

“Várias instituições já manifestaram interesse em participar dessa rede ampliada de parceiros para o que, no meu entender, é o objetivo principal: conduzir a vida futura fundada sob o princípio da sustentabilidade”, disse o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Raimer.

O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa, disse que “as universidades brasileiras geram muito conhecimento, criam capacidades, treinam e capacitam pessoas, portanto, a aproximação da academia com a Agenda 2030 é fundamental para fortalecer o processo de implementação dos ODS no Brasil”.

No lançamento da iniciativa, seis instituições aderiram à rede: Centro Universitário Tabosa de Almeida (PE), Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (GO), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Metodista de São Paulo.

Na avaliação do diretor de país do PNUD, Didier Trebucq, a rede será uma facilitadora de soluções para o alcance da Agenda 2030.

“A Rede ODS Universidade criará espaços para aplicação de conceitos, teorias e soluções elaboradas no meio acadêmico no âmbito de projetos de extensão e ampliando o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Acredito que temos, com a rede, um grande potencial de consolidação de um exemplo que poderá nos inspirar no futuro.”

Durante a cerimônia, também foi lançada a plataforma www.redeuniversidades.ueg.br, que reúne informações sobre o trabalho da Rede, participação das instituições de ensino superior e notícias sobre atividades acadêmicas para o alcance dos ODS.

Para mais informações sobre a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114