Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quarta, 21 de junho de 2017, 17h39

Alunos de Engenharia Ambiental do Univag participam de limpeza do Rio Cuiabá


Voluntários do Grupo Amigos do Rio Cuiabá vão se unir na 2° edição da limpeza das margens do Rio Cuiabá no próximo sábado (24), às 7h, na Praça Luiz Albuquerque, (Praça do Porto). A ação é fruto do esforço e mobilização de voluntários e instituições parceiras, entre elas o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que irá participar com alunos do curso de Engenharia Ambiental.

A ação faz parte das comemorações ao mês mundial do meio ambiente. Considerada uma das maiores ações de limpeza voluntária de cuidado, defesa e preservação do rio, o grupo convida toda a população que quiser participar como voluntária para retirada da sujeira das margens do Rio Cuiabá, basta comparecer no sábado às 7h na Praça do Porto.

Segundo a equipe organizadora, em uma visita técnica ao rio, foi constatada uma grande quantidade de garrafas pets, latas, plástico, papel, lixo orgânico, aparelhos eletroeletrônicos, móveis, pneus, entre outros.

Os voluntários serão divididos em três grupos. O primeiro ficará responsável pela limpeza no trecho urbano do rio, na região dos bairros Praeirinho, São Gonçalo Beira Rio, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição. Haverá um ônibus disponível, saindo da Praça do Porto, para levá-los até o local da limpeza.

A segunda equipe fará a limpeza das margens do rio na região do Porto. A terceira equipe será com barcos, que vão se concentrar na ponte Júlio Muller, ao lado da Praça do Porto. As embarcações farão a limpeza num trecho de 5 km, até a região do São Gonçalo Beira Rio.

Para quem desejar participar de barco deve estar regularizado pela Marinha do Brasil, o piloto deve ser habilitado e todos os participantes deverão usar colete salva vidas.

A ação contará também com uma equipe que ficará na praça, onde acontecerão dinâmicas, distribuição de mudas, apresentações e intervenções culturais além de blitz educativa de conscientização de preservação do meio ambiente.

Desde a primeira edição o grupo conta com apoio de várias empresas, órgãos públicos, voluntários, movimentos sociais e ONG's, entre elas: Univag, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de suas respectivas secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat, Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande, Cruz Vermelha, Trael, Refrigerantes Marajá, Top Gás, Escola Náutica de Cuiabá, Auto Center Rodrigo, Inplast, Solução Toalete, WM Ambiental, BRF, Minerva, Sindirecicle, Reciclagem Ascavag e Reciclate também são parceiras.

A ação conta também com voluntários do projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde, Reviva Cuiabá, Aricá, Bicho de Aroeira, Amigos da Mãe Terra, Anjos da Amazônia. As associações de moradores dos bairros São Gonçalo Beira Rio, Praeirinho, Associação, Porto, Alameda e Carrapicho e Federação dos Pescadores de Mato Grosso também fazem parte do Grupo Amigos do Rio Cuiabá.

Para quem quiser ser voluntário e ajudar a salvar o Rio Cuiabá basta entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6795. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114