Cuiabá | MT 20/04/2024
Educação
Sexta, 23 de junho de 2017, 13h08

Escola de Mimoso recebe exemplares de "As Aventuras de Rondon"


.

Criançada reunida, olhos fixos nas páginas coloridas do livro “As Aventuras de Rondon”, em que personagens bem conhecidos como Mônica, Cascão e Cebolinha se encontram com uma personalidade sobre a qual estes pequenos leitores ouvem falar desde sempre: Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. Foi assim, cercada de muita curiosidade e alegria, a entrega do livro produzido pelo Instituto Maurício de Sousa, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), na Escola Estadual Santa Claudina, no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger (27 km ao Centro-Sul de Cuiabá).

O material foi entregue na última quarta-feira (21.06). Além do livro, o kit acompanha o manual do professor, com informações para a melhor utilização do material como ferramenta pedagógica.

O local para a entrega dos kits não poderia ser mais apropriado. Rondon, um dos mais célebres brasileiros, nasceu em Mimoso e deu o nome da mãe à única escola do local. Por ocasião dos 150 anos de seu nascimento, comemorados em 2015, a SEC firmou parceria com o Instituto Maurício de Souza para a criação de um gibi que tivesse o patrono das comunicações como personagem central. A ideia era tornar a história do marechal acessível às crianças e jovens, contada de maneira lúdica e atrativa. Desta maneira, surgiu o livro que agora imortaliza o mato-grossense nos desenhos de Maurício de Sousa.

“Essa publicação é a vida do sertanista Rondon contada de forma lúdica e divertida. A Turma da Mônica viaja no tempo, volta a Mimoso no dia do nascimento do marechal e acompanha toda sua vida, e interfere no curso dos fatos, trazendo informações e conteúdo para que as crianças possam conhecer mais sobre a vida do marechal de forma leve e divertida”, observou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

O historiador da coordenação do patrimônio cultural da SEC, Lucivaldo Ávila, acompanhou todo o processo de trabalho do Instituto Maurício de Sousa municiando os ilustradores com informações, dicas e adequações para que a história se mantivesse fiel aos fatos.

“Foram desde sugestões sobre os traços típicos dos personagens pantaneiros até mesmo quanto aos objetos utilizados na época. É preciso ter sempre em mente que esse não é só um gibi, é um material paradidático que precisa estar correto no conteúdo, já que vai ser usado em sala de aula”, salientou.

Essa interface da cultura com a educação pode ser determinante para o aprimoramento do ensino. “O livro ilustrado e o manual do professor darão subsídios a educadores das mais diversas disciplinas para os conteúdos programáticos. Além das disciplinas de história e geografia, outras como biologia, química e física terão no livro, fonte de informações graças aos diversos interesses e pesquisas que o Marechal realizou em vida”, aponta Leandro Carvalho.

“As dezenas de sugestões de atividades têm também uma característica especial: valorizam a ética, a cidadania, o respeito ao próximo e à diversidade e a importância da preservação da natureza e dos recursos naturais”, completa o secretário.

Orgulho é a palavra que define o sentimento dos estudantes da escola Santa Claudina. É o que diz Deusielly Rodrigues, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio. “É uma grande honra conhecer esse livro e ter esse material na escola, porque Rondon foi um grande homem que abriu as portas de um lugar tão pequeno como Mimoso para o mundo inteiro conhecer. É muito gratificante para mim, tanto como moradora, quanto estudante da escola. Muito bom saber que esse reconhecimento ocorre por meio de um homem que fez tanto pela gente e pelo lugar onde ele nasceu e que agora sua história está preservada e pode ser conhecida pelas crianças e futuras gerações”.

A SEC-MT busca agora parcerias para viabilizar novas tiragens e a distribuição para um maior número de instituições de ensino. Há, ainda, a intenção de colocar exemplares à venda, cuja renda seria revertida para a comunidade de Mimoso e projetos culturais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114