Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Sexta, 30 de junho de 2017, 15h15

Confira dicas para tirar uma boa nota na redação no Enem


A redação é um dos maiores desafios dos alunos na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O texto exige planejamento de tempo e conhecimento sobre assuntos da atualidade para um bom desempenho na prova.

No Enem, a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Os temas geralmente partem de uma situação política, social ou cultural. A versão final deve ser escrita em caneta preta, necessariamente, e será corrigida por dois professores de forma independente.

Nas edições anteriores do exame, desde 2009, quando a nota do Enem passou a ser usada como método de seleção em instituições de ensino superior e técnico, os temas envolveram assuntos da atualidade, relacionados à cidadania e a questões sociais.

Em 2016, por exemplo, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”; “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema em 2015. Já em 2014, os candidatos tiveram que discorrer sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil” e “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, em 2013.

Para a professora de redação Fabiana Freitas, do projeto de pré-vestibular Bora Vencer, do Governo de Brasília, é muito importante que os estudantes entendam a estrutura social brasileira e saibam vincular os fatos novos ao processo histórico. “Tanto no que diz a lei, cultura, fatos históricos, grupos sociais, ele deve entender como a sociedade é construída”, esclarece a professora.

“O Enem gosta que o aluno perceba que o que existe hoje possui uma raiz histórica. O estudante deve, principalmente, manter-se atualizado no que diz respeito aos direitos das minorias sociais e à Constituição”, ressalta Fabiana.

De acordo com a professora, os alunos devem ficar bastante atentos ao vocabulário usado no texto, além de concordância e regência verbal e pontuação, já que é uma produção formal. Para identificar os erros frequentes, os alunos devem analisar a produção que foi corrigida ao longo do ano e tentar refazer os textos sem as falhas.

Tempo

O tempo é visto pelos estudantes como um inimigo, mas há estratégias para fazer a redação com calma, lembra a professora. “A primeira ideia é ir para a prova com um esboço mental, uma certa organização, porque o tema do Enem é geralmente previsível e isso aumenta a autoestima e evita o nervosismo”, recomenda.

“Outro detalhe é aprender a discorrer no texto tendo tópicos como base. Qual vou colocar na introdução? E na argumentação? Assim, o rascunho pode ser elaborado em tópicos e, na hora de passar o texto a limpo, o aluno tem mais facilidade de desenvolver”, conclui Fabiana.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114