Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quinta, 27 de julho de 2017, 17h02

Inep publica edital do Encceja Nacional 2017 para residentes no Brasil


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União, esta semana, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil.

Os interessados na certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio devem se inscrever, gratuitamente, entre 07 de agosto, a partir das 10h, e 18 de agosto, até 23h59 (Horário de Brasília). A prova será aplicada no dia 08 de outubro, em todas as unidades da federação.

De acordo com o secretário-adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Sousa, o Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

“Os resultados podem ser utilizados para certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou para emissão da declaração parcial de proficiência”, informa o secretário, destacando que a Seduc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia são responsáveis pela certificação do participante aprovado. Para isso, são levadas em consideração a nota obtida, a pontuação mínima sugerida pelo Inep e a declaração parcial de proficiência, que pode eliminar componentes curriculares por área de conhecimento.

Inscrições

Para fazer a inscrição no Exame, é preciso ter o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identificação.

O participante deve informar se precisa de algum atendimento especial; a certificação de conclusão de ensino que está buscando, ou seja, Ensino Fundamental ou Médio; as provas para as quais deseja a certificação (caso já tenha declaração de proficiência de alguma área); a Secretaria de Estado de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde deseja solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.

A participação no Encceja Nacional 2017 é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do Exame, para certificação do Ensino Fundamental.

Para certificação do Ensino Médio, a prova é direcionada a jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do Exame.

Provas

O exame obedece aos requisitos básicos da legislação em vigor. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação, aplicadas em dois turnos.

Turno Matutino

Abertura dos portões - 7h

Fechamento dos portões - 7h45

Início das provas - 8h

Término das provas - 12h

Ensino Fundamental – provas de Ciências Naturais e História e Geografia

Ensino Médio – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Turno Vespertino

Abertura dos portões - 13h30

Fechamento dos portões - 14h15

Início das provas - 14h30

Término das provas - 19h30

Ensino Fundamental – provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

Ensino Médio – provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Resultados

Os participantes poderão acessar os resultados individuais na Página do Participante. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep até o décimo dia útil seguinte ao dia de realização do Exame.

O Instituto manterá os registros de todos os resultados individuais dos participantes e os disponibilizará às Secretarias de Estado de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que fizeram a adesão ao Encceja para possibilitar o processo de certificação.

O participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Na redação, a nota é de zero a 10, e a média necessária para aprovação é cinco.

Encceja PPL

O Inep publicará, posteriormente, outro edital do exame específico para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL).

Confira o Edital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114