Cuiabá | MT 24/04/2024
Educação
Terça, 22 de agosto de 2017, 17h26

Escolas de Cuiabá apresentam experiências em encontro nacional de educação


Neste mês de agosto, iniciativas de gestão e projetos pedagógicos foram apresentados pelas escolas Chave do Saber e Maxi no evento nacional "Apaixonados por Educação", organizado pelo Grupo Somos, o maior no segmento de educação básica no Brasil e que está entre os maiores do mundo.

Realizado em São Paulo no início do mês, o evento reuniu representantes de todas as escolas ligadas ao grupo para o compartilhamento de experiências. Uma das iniciativas do Colégio Maxi foi apresentada na Oficina Operações Escolares. Segundo o diretor administrativo e financeiro do colégio, Lucas Oliveira Faleiros, o Maxi tem investido no aprimoramento da gestão administrativa para que a escola dedique ainda mais esforços e foco na gestão pedagógica.

"Estamos em fase de implantação de um sistema informatizado que vai padronizar operações administrativas para que a direção tenha condições de dedicar mais tempo e energia na gestão pedagógica", explicou o diretor administrativo e financeiro.

Outra iniciativa desenvolvida pelo Colégio Maxi que ganhou destaque durante o evento foi o programa de desenvolvimento humano chamado Rumo Certo. O objetivo do programa é formar cidadãos conscientes de suas escolhas relacionados à saúde, sexualidade, além do uso de álcool e drogas.

Em sua exposição, o coordenador do Saúde para Vida da unidade, Luiz Eduardo Saragiotto, falou sobre mitos e verdades sobre os benefícios e os prejuízos de alimentos presentes no cotidiano dos jovens, o mesmo em relação aos exercícios físicos, ressaltando, por exemplo, que são importantes, mas que o excesso também é prejudicial.

Saragiotto também revelou como são tratados assuntos como a sexualidade, a importância de conhecer o corpo e o sistema reprodutor e os cuidados ao se expor a uma situação de relação sexual. "Falamos sobre como fazer da forma mais protegida possível, de forma consciente e prudente. Abordamos muito a Aids, que está voltando a crescer no país na faixa etária deles, de 14 a 25 anos", frisou.

O coordenador finalizou com o tema bebidas alcoólicas. "Hoje é praticamente impossível dizer que o adolescente não vai ingerir bebida alcoólica, mas mostrar para eles uma forma de beber que não ofereça risco", explica. O coordenador inclusive tratou da associação entre o consumo excessivo de álcool e o sexo desprotegido. "Uma vez bêbados, aumenta bastante a chance de terem uma relação sem camisinha", alertou.

O terceiro projeto desenvolvido pelas escolas em Mato Grosso e apresentado pela diretora da Escola Chave do Saber, Márcia Bezerra, foi sobre "Espaços Educadores". A escola desenvolve a concepção que trata o espaço físico como elemento que integra as condições oferecidas ao aluno para o processo de aprendizado. "É ter o espaço como aliado no processo do aprendizado, é ter o espaço como terceiro educador, somado ao professor e ao próprio aluno, que são integrantes ativos nesse processo de construção do conhecimento", explicou a diretora.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114