Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quarta, 23 de agosto de 2017, 16h36

Unemat assina acordo de cooperação em projeto de Equoterapia


O professor da Unemat, Edson Sadayuki Eguchi, doutor em Zootecnia, coordena o projeto de extensão "Mãos que guiam: Equoterapia Anjos do Vale" que disponibiliza aos acadêmicos do curso a oportunidade de estágio e atividades complementares. A participação da Unemat no Equoterapia Anjos do Vale é de fundamental importância explica o professor.
"Nossa contribuição destina as áreas de manejo alimentar, sanitário e higienização dos cavalos e de suas instalações, além de cuidar dos programas de descanso e trabalho destes animais", contou Eguchi.Recentemente o curso de Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Pontes e Lacerda, assinou acordo de cooperação com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda no projeto "Equoterapia Anjos do Vale".
O projeto que atende 30 praticantes dos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade é realizado desde janeiro nas instalações do Sindicato Rural. A reabilitação física, psicomotora e social dos praticantes com necessidades específicas com a utilização de cavalos é o objetivo final dessa ação.
O projeto de extensão do curso de Zootecnia contribui socialmente com a região onde a Universidade está inserida e oportuniza ao corpo docente a execução de projetos de extensão. Fazem parte da equipe os professores assistente da Unemat Cristiano da Cruz, doutor em Zootecnia e Gregory Duarte Juffo, mestre em Ciências Veterinária e o professor adjunto da Instituição Kleber Pelícia, doutor em Zootecnia.
Equoterapia Anjos do Vale - O projeto se propõe atender de forma gratuita, com profissionais habilitados como fisioterapeutas e psicólogos voluntários e o uso de cavalos, crianças e adultos matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pontes e Lacerda (Apae): Escola Especial Estrela Dourada, nas redes públicas e particulares de ensino e também pacientes do sistema municipal de saúde nos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Mas, a princípio, iniciou suas atividades com 30 crianças de baixa renda com necessidades específicas atestadas por médico habilitado, por um período de dois anos.

A equoterapia é indicada para o tratamento de pessoas com comprometimento motor como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos e posturais; mentais como Síndrome de Down; comprometimentos sociais tais como distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses e, emocionais, como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem hiperatividade e estresse.

Ainda são parceiros do projeto o Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, a Escola Especial Estrela Dourada e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), câmpus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114