Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Domingo, 03 de setembro de 2017, 14h58

Prazo para escolha de livros didáticos termina nesta segunda


Termina na próxima segunda-feira (04.09) o prazo para as escolas públicas selecionarem as coleções de livros didáticos para alunos do Ensino Médio, que serão utilizadas no triênio 2018-2020. A escolha do material que mais se adapte ao contexto da unidade escolar, deve ser efetuada pelo diretor da unidade via Sistema PDDE-Interativo.

A seleção dever ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores de cada área nas escolas, com base nas orientações do Guia de Livros Didáticos. O guia, que contém resenhas e informações das coleções aprovadas, está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

A partir da análise, os docentes podem conhecer melhor as obras disponíveis e selecionar as mais adequadas ao processo pedagógico de cada escola.

Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares do ensino médio: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), física, química, biologia, filosofia, geografia, história, arte e sociologia.

A escola deve apontar duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da primeira opção, o FNDE vai adquirir as obras da segunda indicação.

Depois de processar os pedidos feitos pelas escolas, o FNDE negocia a compra das obras com as editoras e, em função da escala de compra, negocia preços abaixo dos praticados no mercado.

Registro da escolha

Diretores e secretarias de educação possuem uma chave de acesso para cada escola e, durante o período de escolha, os envolvidos poderão analisar, na íntegra, o conteúdo da obra.

Os diretores que não possuem a chave de acesso, devem procurar o técnico responsável pela sua unidade escolar no setor da Gestão Escolar da Seduc-MT.

A cada ano, o programa atende a uma parte da educação básica: educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A cada três ou quatro anos, Governo Federal repõe as obras faltantes nas escolas, renovando todo o conjunto dos livros, de forma a atualizar os conteúdos.

Distribuição

A distribuição dos livros se dará em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC), as editoras das obras e os Correios.

De acordo com o técnico da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) Anderson Rogério da Silva, que auxilia na distribuição dos livros didáticos em Mato Grosso, o material vai chegar às escolas no começo do ano letivo de 2018. “As obras escolhidas devem ser distribuídas entre janeiro e fevereiro”.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114