Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Segunda, 04 de setembro de 2017, 17h03

Escola Técnica Estadual de Rondonópolis realiza primeiro CoMCITE


Com o objetivo de reunir profissionais das mais diversas áreas, o primeiro Congresso Mato-Grossense de Ciência, Inovação Tecnologia e Educação – CoMCITE, acontece entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. O evento tem como tema “Práticas profissionais & Inovação”, que será discutido por especialistas renomados de diversos setores produtivos do Estado nos auditórios da Secitec e da UFMT, em Rondonópolis. A iniciativa é da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, sob co-realização do Sebrae e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, que participou da abertura do primeiro CoMCITE, a cidade tem cultivado um ambiente produtivo às ações de inovação. "Rondonópolis tem surpreendido na vanguarda e na importância que tem dado às ações que fomentam o empreendedorismo e a inovação, e recebe um presente da Escola Técnica Estadual, quando sedia o CoMCITE. Uma iniciativa de pessoas qualificadas e capacitadas para levar o melhor conteúdo e excelência em experiências de tecnologia e inovação para todos os públicos", destacou Domingos Sávio.

Um estudo encomendado pela Dell Technologies afirma que 85% das profissões de 2030 ainda não são conhecidas, graças ao avanço do setor. Os dados também apontam que, apesar da rapidez dos avanços em tecnologia, ela não substituirá os profissionais, mas sim, a forma de buscar um trabalho. A coordenadora do congresso, Leila Barbosa Souza, reforça que a programação do CoMCITE tem um olhar especial para essas mudanças e traz palestras regionais e mesas redondas, sobre temas que vão desde o mundo das StartUps - estratégias, marketing, inovação e empreendedorismo até a construção civil e a educação profissional. "São novas perspectivas de trabalho que exigem cada dia mais profissionais empreendedores, criativos e resilientes. O congresso é uma oportunidade de contato com profissionais desse perfil e que tem movimentado o mercado da inovação", destaca Leila.

Na plateia, além de alunos do ensino técnico, o CoMCITE agrega profissionais de Tecnologia da informação, Agronegócio, Gestão empresarial, Construção Civil, Saúde e Educação para discutir sobre o modo que a inovação se faz presente nas práticas destes setores produtivos. Acompanhe a programação do 10 CoMCITE.

Ensino Técnico

Durante a abertura do evento, os alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Agricultura puderam apresentar aos visitantes as tecnologias e demonstrar na prática, o aprendizado e boas práticas de cada área.

Nas demonstrações, as enxertias realizadas por Miguel Fabricio Gae, do 2o. ano do curso técnico agrícola, já são rotina no dia a dia do aluno e produtor. "A tecnologia de enxerto do pepino na cabotiã que apresentamos aqui, é muito usada em São Paulo e nos grandes centros, aqui na nossa região, já não é muito utilizada. Buscamos trazer essas novidades e apresentar, já que há muitos produtores que tem problemas de solo e, com esse procedimento, consegue-se produzir com qualidade. Nós já fazemos isso em nossa propriedade - fazemos um pouco de enxertia e plantio convencional, de hortaliças e milho verde. Essas técnicas já aumentaram a produtividade consideravelmente", destacou Miguel, que mora na zona rural de Rondonópolis e produz hortaliças e milho verde que abastecem a feira e supermercados da cidade.

Para o professor Marcos Pires, engenheiro agrônomo e professor do curso de Técnico em Agricultura, a mostra possibilita que os alunos pratiquem seus aprendizado. "Os alunos demonstram o que foi desenvolvido ao longo do curso o que ainda aproxima o público das tecnologias do dia a dia, já que um dos comportamentos incentivados é a proatividade na busca de novas práticas de mercado", afirma Marcos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114