Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Domingo, 17 de setembro de 2017, 13h13

Experiências individuais e coletivas são retratadas em obra de professor da UFMT


A “identidade” é, no limite, uma narrativa. Um texto-mundo, no mundo, que se escreve-inscreve em cada mínimo detalhe de nós mesmos.” Esta é a frase inicial escolhida pelo professor Mário Cezar Silva Leite, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, para descrever sua obra intitulada “Memorial (in?)Descritivo: auto ópera biográfica burlesca para-professores-titulares-em-literatura”. O livro será lançado na quarta-feira (20), às 19h, no Sesc Arsenal.

Classificado como obra de bioficção, a narrativa construída é uma colcha de retalhos, composta por estudos e pesquisas desenvolvidas em sua carreira, sua tese e experiências pessoais adquiridas dentro e fora de sala de aula. Ela é fruto do memorial descritivo produzido para o concurso prestado pelo professor em fevereiro deste ano, agora transformado integralmente em obra literária. “Além das experiências obtidas no âmbito acadêmico, com o desenvolvimento de minha dissertação e tese, está presente uma organização narrativa dos últimos 26 anos do panorama acadêmico-cultural-artístico-social da UFMT, de Cuiabá, do Mato Grosso e do Brasil”, explica o docente.

Além de atuar nos Programas de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e de Estudos de Linguagem (PPGEL), o docente também é autor de “Literatura, vanguardas e identidades: nas brenhas do regionalismo”, e “Águas encantadas de Chacororé: natureza, cultura, paisagens do Pantanal”, dentre outros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114