Cuiabá | MT 16/04/2024
Educação
Terça, 19 de setembro de 2017, 08h54

UFMT matricula aprovados no Proinq


Para consolidar o início da nova jornada para os quilombolas, garantindo o ingresso ao Ensino Superior, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu início, desde sexta-feira (15), à matrícula dos alunos aprovados em primeira convocação no Programa de Inclusão Quilombola (Proinq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os estudantes iniciam a graduação no semestre letivo de 2017/2 (Câmpus de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande) e em 2018/1 (Câmpus do Araguaia).

Conforme a Pró-Reitora de Assistência Estudantil em exercício, professora Rosa Albuquerque, a matrícula sintetiza um momento muito especial. “Estamos com uma equipe, junto à Coordenação de Administração Escolar [CAE], para acolher os estudantes e informá-los sobre bolsas e outras formas para que a permanência e a integralização no tempo certo sejam asseguradas. O Proinq consolida a UFMT como referência em políticas afirmativas, e a Instituição está preparada para recebê-los de braços abertos”, observou.

Realização de sonhos

De Vila Bela da Santíssima Trindade, Letícia Oliveira, de 19 anos, irá cursar Farmácia no Câmpus do Araguaia. “O Proinq foi a primeira vez que prestei um processo seletivo para o Ensino Superior. Tenho muitas expectativas, estou muito feliz de ser aprovada e vou me esforçar bastante, pois passei a gostar da área e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos à comunidade, e que eles possam visualizar que também podem realizar seus sonhos”, apontou.

Também de Vila Bela, Francileide Neres da Penha, de 37 anos, irá ingressar no curso de Enfermagem, no Câmpus de Rondonópolis. “Já atuo na área, como técnica em Enfermagem, então é o curso que sempre quis fazer. Todo o Proinq foi bem organizado e bem pensado sobre a nossa realidade, para que possamos ingressar no Ensino Superior. Quero prosseguir com os estudos e prestar um concurso público”, afirmou.

Por sua vez, Wilmar Robert da Silva, de 19 anos, efetuou matrícula para o curso de Engenharia de Controle e Automação, no Câmpus de Várzea Grande. “Venho da comunidade Mata Cavalo, próxima ao município de Nossa Senhora do Livramento. O curso foi o que sempre quis, e vou me dedicar integralmente aos estudos, fazendo valer a pena a oportunidade que me foi conferida pelo Proinq, estendendo para a pós-graduação e contribuindo para a comunidade. Estou ansioso para o início das aulas”, contou.

Vanda Rosa de Almeida Arruda, de 46 anos e da comunidade de Sete Porcos (município de Poconé), vai cursar Matemática (Licenciatura) no Câmpus de Cuiabá. “Atuo na área da Educação, como professora do Ensino Básico na comunidade há 22 anos e o Proinq me possibilitou concretizar o sonho da educação superior. Espero o melhor da vida universitária, enfrentando desafios e buscando o crescimento, por meio da partilha de saberes entre professores e colegas. Estou gostando da vivência desde a matrícula”, concluiu.

Proinq

Segundo a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, o Proinq é a materialização de uma conquista que desde 2013 ocorreu na UFMT em diálogo com os movimentos das comunidades quilombolas. “Os quilombolas de Mato Grosso apresentaram à UFMT essa reivindicação, o Programa foi aprovado em 2016 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe)”, explicou ela na época do lançamento do edital, acrescentando que a proposta foi amplamente discutida na UFMT durante dois anos, em diálogo com as comunidades quilombolas, Conselho de Políticas de Ações Afirmativas da (Prae), segmentos da Universidade e outras instituições governamentais como a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

A matrícula em primeira convocação termina nesta terça-feira (19) e deve ser feita na Coordenação de Administração Escolar (CAE), no Câmpus de Cuiabá, 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A documentação necessária está disponível no edital de abertura. A segunda convocação começa nesta sexta-feira (22) e vai até 25 de setembro.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114