Cuiabá | MT 23/04/2024
Educação
Quinta, 21 de setembro de 2017, 08h59

UFMT promove 25ª edição do Semiedu a partir de segunda-feira (25)


Começa, na próxima segunda-feira (25), a 25ª edição do Seminário de Educação (Semiedu) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). De acordo com a coordenadora do evento, professora Nilce Vieira Campos, o evento, que vai até 27 de setembro, receberá cerca de três mil inscritos de todo o Brasil e do exterior, além de 800 trabalhos aceitos pelo comitê científico.

A abertura do Semiedu acontece a partir das 8h, no Teatro Universitário e contará com a participação do projeto “UFMT com a corda toda”, coordenado pelo professor Oliver Yatsugafu, que apresentará o concerto “Diversidade Cultural”. Na sequência, o professor Carlos Roberto Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), ministrará a conferência de abertura, que abordará o tema “Desafios e tensões do tempo presente: 20 anos após LDB”.

Criado em 1992, o Semiedu nasceu com a expectativa de criar um ambiente de socialização dos estudos e pesquisas desenvolvidos por professores, estudantes e docentes da educação básica do recém-criado Mestrado em Educação. Nesta edição, a organização do Semiedu está a cargo do grupo de pesquisas: Educação Quilombola e do Campo (GPECQ) e Estudos em História da Educação, Instituições e Relações de Gênero (GPHEG) e abordará a temática “Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes”.

Segundo a coordenadora, a temática aponta para a necessidade de refletir sobre a importância de dimensionar a educação, o ensino e a pesquisa, no âmbito do político e suas tramas, dos interesses defendidos em relação às concepções de mundo, de educação, do humano, de suas diversidades culturais e de seus saberes. “Buscamos reconhecer nossa responsabilidade pelo espaço que ocupamos como professores, pesquisadores, intelectuais e os sentidos que damos à educação na produção de saberes e de suas práticas”, aponta a professora.

A Programação segue até o dia 27 de setembro com palestras, conferências, mesas-redondas, comunicação oral dos Grupos de Trabalhos (GTs), apresentação de pôsteres e performances culturais. A cerimônia de recepção está marcada para 8h, no Teatro Universitário, e contará com a presença da reitora da UFMT, professora Myrian Serra, da pró-reitora de pós-graduação, professora Ozerina Victor de Oliveira, do pró-reitor de cultura, extensão e vivência, professor Fernando Tadeu, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Rute Cristina Domingos da Palma, dentre outros.

Eventos paralelos

Paralelamente ao Semiedu, ocorrem a primeira edição do Seminário “Educação Popular, Trabalho, Sujeitos e Diversidades”, que pretende estabelecer amplo debate em busca de definir caminhos a serem adotados e instâncias operacionais necessárias para dimensionar discussões sobre a educação, o ensino, a extensão e a pesquisa, no âmbito da educação popular e do trabalho; a XI Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira; o Simpósio Formação de Professores na Amazônia Brasileira, que objetiva refletir sobre os desafios presentes nas dimensões acadêmicas, política e social; o III Encontro Territorial de Mulheres IV Simpósio Internacional Merleau-Ponty Vivo e Paulo Freire: 20 anos de sua partida, II Simpósio Crianças e Saberes da Infância, II Feira Itinerante do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana; e o XVI Encontro Estadual do Fórum Permanente de Debates da Educação de jovens e adultos de Mato Grosso.

A professora Cândida Soares da Costa, coordenadora do Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), promotora da jornada sobre desigualdades raciais na educação brasileira, destaca a relevância da atividade. “O evento constitui importante espaço de interlocução entre pesquisadores e de compartilhamento de boas práticas pedagógicas, desenvolvidas por professores e professoras que procuram rever posturas e objetivos no trato com a diversidade racial, reconhecendo as especificidades como a de gênero, sexo, étnica e religiosa”, explica.

Para saber mais sobre o evento, conhecer os temas dos GTs e consultar a programação completa do Seminário, acesse o site do evento.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114