Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quarta, 27 de setembro de 2017, 04h37

Projeto de extensão aborda música na sala de aula


Pensar a musicalização na sala de aula por meio de metodologias, formação de professores e material didático. Esta é a principal proposta do projeto de extensão “Cantar e Pensar na Escola”, desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, e coordenado pela professora Maria Fernanda Spegiorin Salla Brune e pelo professor e regente do Coral UFMT no câmpus, Marco Donisete de Campos.

“A escolha pela música é decorrente do fato de que, desde 2011, a sua inserção no currículo escolar se tornou obrigatória. Portanto, o projeto é voltado para os professores do Ensino Fundamental na região (Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia), nas redes pública e particular de ensino”, explica a coordenadora.

O curso é realizado de forma modular, por meio de encontros mensais com atividades pensadas nos conteúdos e estratégias metodológicas diversificadas, a fim de possibilitar ao professor as ferramentas básicas para desenvolver um ensino de música contextualizado com sua realidade e com os objetivos e perspectivas da área de educação musical na atualidade. Os próximos encontros deste semestre são nos dias 07 de outubro e 18 de novembro.

No conteúdo das atividades, estão inseridos conceitos teóricos, importância da escolha de repertório, apresentação de música e dinâmicas para aplicação no ensino, levando-se em conta a interdisciplinaridade da música. O material utilizado consiste em áudios, letras, partituras e apostilas, além de mecanismos de busca para facilitar a inserção da música no ambiente escolar.

Por meio da Educação Musical, há a possibilidade de se proporcionar aos alunos a vivência com outros contextos socioculturais.

“Destaca-se, ainda, a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas. Pelos resultados de outras iniciativas sabe-se que a prática da música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis”, finaliza a professora.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114