Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Sexta, 20 de outubro de 2017, 17h55

Seduc implementa Núcleo de Qualidade de Vida para servidores em Tangará da Serra


Foto: Junior Silgueiro
.

Mais de 700 servidores da educação participaram da cerimônia de implantação do Núcleo de Qualidade de Vida, em Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá). A ação da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) visa resgatar a autoestima dos profissionais.

O secretário adjunto de Políticas de Gestão de Pessoas da Educação da Seduc, Édiulen Jesus de Arruda Leite, disse que a participação dos servidores é reflexo do bom trabalho que a secretaria vem desenvolvendo pela categoria.

“O núcleo está cumprindo o papel estabelecido pela Seduc e pelo Governo do Estado, que coloca o servidor como seu patrimônio maior. Então, vamos garantir que o servidor tenha direito a várias atividades e se sintam valorizados”, disse.

O núcleo ofertará atividades como zumba, ginástica laboral, pilates, hidroginástica, treinamento funcional e outros. Além disso, foram entregues as carteirinhas funcionais dos servidores, que dão acesso ao clube de descontos – Amigos da Seduc.

Com 16 anos de profissão, a professora de Geografia Lucimar Alves da Mata conta que chegou no evento pensando que a ação seria apenas lançada no município.

“Quando vim, achei que seria anunciado, algo que ainda iria acontecer. Mas não, encontrei uma ação que já é efetivada, que tem resultados. Gostei muito do que está sendo apresentado”, comemorou.

Ela argumentou ainda que é a primeira vez que se depara com uma ação concreta voltada aos cuidados com a saúde dos servidores da Educação. “É inovador e que seja uma política que dure. Não vejo isso como bondade, vejo como um direito que o funcionário público tem, é importante ser valorizado, reconhecido”.

 

.

Para a professora, a ação da Seduc e do Núcleo de Qualidade de Vida deve ser elogiada. “Ouvindo as falas, pensei como eu iria expressar minha opinião. Quando algo é bem feito, precisa ser falado. Acho isso importante, esse projeto está agradando a todos e posso falar pela escola onde trabalho”.

Com a carteirinha funcional em mãos, Lucimar vai aproveitar o clube de descontos e as atividades da academia do servidor.

 

Compromisso

Aos servidores, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Aurélio Marrafon, lembrou da visita ao município de Tangará da Serra, em fevereiro deste ano, com a Seduc Interativa. Oportunidade em que ele e os adjuntos da pasta apresentaram o Programa Pró-Escolas.

O Programa é o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, com um orçamento de R$ 360 milhões para estrutura escolar até 2018.

A iniciativa abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.

“Estive aqui e fiz o compromisso, dentro do eixo Ensino do Pró-Escolas, de que trabalharia a qualidade de vida dos nossos servidores, que cuidaria da valorização dos nossos profissionais. E aqui estamos, oito meses depois”, disse.

Segundo ele, o programa de qualidade de vida visa também resgatar a autoestima dos profissionais. “Envolve ainda o reconhecimento, o sentir orgulho de ser educador, de ser um profissional da educação. Então esse projeto é para vocês”, frisou.

O Núcleo de Qualidade de Vida já foi instaurado em Barra do Garças, Juara e Juína. A intenção agora é que Rondonópolis, Cuiabá e outras cidades polos do estado recebem o núcleo.

“Nossa equipe itinerante tem visitado as cidades. Ela é formada por psicólogos, profissionais que cuidam da postura em sala, técnico de voz e outros para não deixar nenhum profissional para trás”.

O secretário lembrou ainda que outros projetos estratégicos desenvolvidos pelo Pró-Escolas estão em andamento, como o AvaliaMT, que ascendeu o debate sobre a educação no estado, onde o objetivo final é um diagnóstico da rede e também o programa de Formação dos profissionais.

“Sabemos que os desafios são muitos, mas que podemos superá-los com a nossa união. Termino dizendo viva a Seduc viva, muito obrigado”, finalizou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114