Cuiabá | MT 19/04/2024
Educação
Sexta, 20 de outubro de 2017, 20h55

Seduc realiza segunda etapa de formação em Libras para professores


.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC/FNDE), realiza entre os dias 23 a 30 de outubro, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, a segunda etapa do Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Participam da ação 50 professores de Salas de Recursos Multifuncional - Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede estadual de educação de Cuiabá, Várzea Grande e do interior do Estado, que atendem alunos surdos inclusos no ensino regular.

A formação tem como objetivo subsidiar os profissionais no processo de inclusão dos alunos surdos, da comunicação entre a comunidade escolar e de aprendizagem da segunda língua desses estudantes, a língua portuguesa.

De acordo com o coordenador de Diversidade da Seduc, Admilson Mário de Assunção, os profissionais das Salas de Recursos realizam um atendimento diferenciado, pois o aluno não ouvinte utiliza códigos e o professor precisa compreender essa ferramenta para oferecer um ensino de qualidade e, consequentemente, para que o estudante tenha um aprendizado de qualidade.

“No curso eles vão aprender, além de Libras, a como trabalhar a dificuldade desse aluno e a pedagogia para que ele possa aprender”, destacou.

Atualmente, a rede estadual de educação atende cerca de 500 alunos surdos em todo o Estado.

As aulas serão ministradas pela professora Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, a primeira surda a defender uma dissertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Convidada especial

Renata possui graduação em Licenciatura de Letras:Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Artes Visuais com habilitação em Artes Plásticas pela UFG. Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira e mestrado em Ciências da Saúde pela UFG. Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília.

Atualmente é professora concursada da Faculdade de Letras - UFG, no curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras:Libras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Educação de Surdos, Ensino de Língua de Sinais, pesquisas linguísticas em Libras.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114