Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Sábado, 04 de novembro de 2017, 11h07

Em mensagem, Mendonça Filho transmite tranquilidade a candidatos do Enem 2017


Mais de 600 profissionais vão garantir a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que tem a primeira prova marcada neste domingo (5). Em mensagem direcionada aos estudantes, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que essa será a edição mais segura do exame. "São mais de 600 mil pessoas trabalhando em todo o País pra oferecer a melhor condição possível a você que vai fazer a prova. Tenha toda a tranquilidade. Boa sorte", afirmou o ministro durante pronunciamento, nesta sexta-feira (3).

Neste ano, foi preparada a maior estrutura de certificação para evitar fraudes. Ao todo, 67 mil detectores de metal serão usados em todos os locais de prova para fiscalizar os participantes. Além disso, detectores de ponto eletrônico foram instalados pela Polícia Federal em locais estratégicos.

Outro mecanismo ressaltado por Mendonça Filho é o uso de malotes com sensores para registrar o momento preciso em que serão abertos. Os cadernos de prova também serão personalizados.

Provas

O ministro ainda comemorou o fato de que este ano o exame está mais acessível, com a aplicação da videoprova na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outro aspecto positivo é o fato de que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. "Acaba com o confinamento de mais de cinco horas ao qual eram submetidos os sabatistas."

Os portões dos locais de prova se fecham às 13h deste domingo (5), pelo horário de Brasília (DF). Por isso, os candidatos das demais localidades devem estar atentos ao horário de verão e aos fusos horários. A recomendação é chegar com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar problemas.

Acesso ao ensino superior

O Enem é a principal porta de entrada para a universidade. Neste ano, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame. Elas poderão usar os resultados para concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada, bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do financiamento do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114