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Educação
Domingo, 19 de novembro de 2017, 19h15

MCTIC fará todo o esforço para realização da Olimpíada de Matemática em 2018


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No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 501 estudantes receberam medalhas de ouro pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016) na terça-feira (14). A cerimônia também foi palco de uma manifestação dos estudantes pela garantia de recursos para a realização da olimpíada no ano que vem.

Presente à cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, assegurou que o ministério fará “todo o esforço para que a olimpíada seja realizada”. Ele elogiou o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) pela organização da Obmep e anunciou que a Finep, agência de financiamento vinculada o MCTIC, aportará R$ 500 mil em 2018 para estudantes disputarem olimpíadas internacionais.

Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a Obmep é uma porta de realização de sonhos. “É instrumento de inclusão, transformadora de vidas e destinos, uma identificadora de talentos, motivo de orgulho para o país. E ainda mais: é uma política pública com impacto amplamente comprovado ao longo de sua existência.”

Os 501 estudantes são protagonistas de uma mesma história: conquistaram, entre 17,8 milhões de participantes, a medalha de ouro na Obmep 2016. Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros.

Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas. Das 47.474 escolas inscritas na primeira fase em 2016, 13.930 são rurais. Elas participaram com 1,6 milhão de alunos – 322 deles conquistaram medalhas.

Sobre a Obmep

A Obmep é realizada pelo Impa com recursos do MCTIC e do Ministério da Educação (MEC) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Criada em 2005, tem como metas estimular o estudo da matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 




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