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Educação
Sexta, 24 de novembro de 2017, 08h07

Seminário discute limites e possibilidades das políticas públicas no Ensino Médio


O Grupo de pesquisa Laboratório de estudos sobre as Tic na Educação (LêTECE), vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT) promoveu entre terça (21) e quarta-feira (22), o seminário temático “Ensino Médio em foco: limites e possibilidades das políticas públicas”.

Com o objetivo de propiciar debates sobre políticas públicas voltadas ao Ensino Médio, refletindo sobre a atual reconfiguração dessa etapa de ensino, com estímulo ao ensino integral e a revisitação à tradicional relação com a formação profissional como parte de projeto que traduz política pública educacional com ênfase na ideia de empreendedorismo e o trabalho como fator de desenvolvimento econômico com foco no setor privado, o evento contou com palestra, mesa redonda, oficinas e comunicações orais.

Segundo a professora Kátia Morosov Alonso, uma das organizadoras do evento juntamente com a professora Terezinha Fernandes, o seminário abordou a reforma do Ensino Médio, que, para ser implementada demanda recursos financeiros e sua possível inviabilização pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos. “A ideia de promover o seminário foi conhecer o que é a reforma e pela qual ela poderia ser implementada. Percebemos que provavelmente haverá uma parte do público sendo atendido por período integral e outra parte não o que significa atendimento diferenciado para uma mesma clientela”, expõe a docente.

A doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Elizaine Bagatelli Okde, realizou, durante o seminário, a comunicação “A EaD: implicações institucionais”, analisa que o evento possibilitou aos participantes um pensamento crítico sobre as questões abordadas. “É um olhar crítico mais atento para o que está acontecendo na educação e essa visão é muito importante”, finaliza.

 




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