Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Quinta, 25 de janeiro de 2018, 07h08

Ciclo de colóquios em Estatística discute racionalidade e religiosidade


O curso de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove no dia 1º de fevereiro mais uma edição do projeto “Ciclo de Colóquios em Estatística”. Nesta edição, que acontece a partir das 18h, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), o professor Francisco Cribari Neto, da Universidade Federal de Pernambuco, abordará o tema “Racionalidade e religiosidade: três análises empíricas”. Não é necessário fazer inscrição prévia. Os certificados serão emitidos apenas no fim do projeto e a carga horária será proporcional ao número de palestras que o ouvinte tiver participado.

Na atividade, será investigada a relação entre inteligência e religiosidade, em particular buscando medir o impacto líquido da inteligência sobre a religiosidade, ou seja, depois que outros condicionantes relevantes são levados em consideração. A primeira análise empírica utiliza dados sobre um grande número de países. Posteriormente, o foco será nos Estados Unidos, que apresentam grau médio de religiosidade superior aos de outros países desenvolvidos.

Duas análises empíricas são realizadas para os Estados Unidos: a primeira, semelhante àquela realizada com dados internacionais, e a segunda onde será modelado os quantis distribuição condicional da prevalência de descrença religiosa. Tal análise revela a existência de um efeito limitador ("hurdle effect") que existe dentro da região de maior religiosidade do país, mas não fora dela.

O professor Francisco Cribari é docente titular no Departamento de Estatística da UFPE e possui doutorado em Economia (Econometria) pela University of Illinois (1994). Tem experiência nas área de Econometria e Estatística, atuando principalmente nos temas bootstrap, correções de Bartlett, correções de viés, expansões de Edgeworth, modelos de regressão heteroscedásticos, modelos de regressão beta.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8715 ou 3615 8740.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114