» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Quarta, 07 de fevereiro de 2018, 18h33

Educadores discutem ações do Projeto Anjos da Escola em Cuiabá


Foto: Junior Silgueiro
.

Mais de 500 profissionais da rede pública de ensino participaram, na noite de terça-feira (06.02), do lançamento da Semana Pedagógica do Projeto Anjos da Escola, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), que visa implantar a cultura de paz, saúde e segurança nas escolas de Mato Grosso.

De acordo com o coordenador do projeto, Cel. Marcos Roberto Gonçalves, o momento é de construir junto com a rede, as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018. “Temos 24 escolas no projeto, nas quais trabalhamos com a cultura de paz, saúde e mediação de conflitos. Por isso, esse encontro é necessário e importante”, destacou.

A iniciativa, que está sendo executada desde 2017, já alcançou bons resultados. “Já conseguimos aumentar a percepção da tranquilidade e segurança, fazendo com que diminuíssem os índices de violência e criminalidade no ambiente escolar”, ressaltou Gonçalves.

 

Para garantir o atendimento completo, o Anjos da Escola trabalha em articulação com a rede de proteção, isso inclui o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Nesse primeiro momento, trabalhamos a percepção. Vamos aplicar um questionário aos professores que estão participando do workshop, para ver como eles percebem os episódios de violência na sala de aula, fora dela e no entorno da escola. Já temos essa visão dos alunos, agora vamos aos professores e, em seguida, com os pais e responsáveis. Assim, melhoramos e ampliamos o projeto”, finalizou.

Pró-Escolas

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, também participou da abertura da semana pedagógica e destacou o compromisso da gestão com a segurança e saúde dos servidores da educação e dos estudantes da rede.

“Pensando na segurança em sala, os alunos que cometem falta, não vão para casa quando suspensos, vão para o Centro do Anjos da Escola, onde recebem o apoio humanizado com psicólogos, assistentes sociais, mais atendimentos de saúde, para dar melhores condições ao aproveitamento escolar”, mencionou.

Marrafon ressaltou que o projeto, que faz parte do Programa Pró-Escolas, eixo Ensino, visa ainda a Correção de Fluxos. “Já é uma realidade e tem trazido muitos benefícios. Para esse ano letivo, dentro das ações de segurança, vamos implantar a ronda escolar e na saúde, os exames oftalmológicos”.

 

Só na primeira etapa do projeto, mais de 700 alunos de Rondonópolis receberam o atendimento odontológico pelo projeto Anjos da Escola. “Essas ações melhoram a vida dos estudantes na sala de aula, então, vamos passar a ter o atendimento dos oftalmologistas. É um avanço muito grande, vamos melhorar a vida dos profissionais da educação e dos estudantes”.

Participaram do evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Marcos Vireira da Cunha, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, além dos secretários adjuntos da Seduc; Marioneide Kliemaschewsk, Alan Porto, João Creplive Neto e Nelson Viana.

Ação e Reação

Maria Terezinha Finn, diretora da Escola Estadual Padre João Panarotto, no CPA, contou que a unidade sofreu muito com episódios de violência. “Os alunos mantinham uma cultura, de que eles quem mandavam na escola, o que precisou ser mudado com o tempo”, disse.

 

Segundo ela, no ano passado, após um caso de violência, a equipe do Anjos da Escola foi acionada. “Começaram os trabalhos com palestra com a gestão escolar, e, em seguida, iniciamos o trabalho de mudança do regimento junto com a comunidade escolar”

“Tem dado resultados positivos, convocamos os pais e responsáveis para debater as formas de punição, então, para o ano letivo de 2018, vamos reforçar essas ações e continuar na efetivação do projeto”, finalizou.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114