Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Sexta, 23 de fevereiro de 2018, 07h51

Primeiros automóveis e transformações em Cuiabá são tema de dissertação do PPGHIS


O mestrando Júlio Jatahi Laub Júnior, do Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGHIS/UFMT), defende, nesta quinta-feira (22) às 14h, sua dissertação intitulada “Os Automóveis Chegaram: observações da história sobre a transformação de Cuiabá no período de 1919 a 1937”, na Sala 09 do Instituto de História, Geografia e Documentação (IGHD).

Sob orientação do professor Rodrigo Davi Almeida, a pesquisa aborda a chegada dos automóveis em Cuiabá com o objetivo de compreender a reconfiguração de práticas sócio-políticas e econômicas, articuladas com a idéias de progresso, entre os anos de 1919 e 1937.

O ano de 1919 foi escolhido para baliza inicial por marcar a comemoração do bicentenário da cidade de Cuiabá, a fundação da agremiação acadêmica Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, inauguração da luz elétrica e remoção dos bondes de tração animal substituídos pelos automóveis de aluguel. E, o ano de 1937, como baliza final, por marcar o início do processo de transformação de Cuiabá na posição de capital do Estado. Na contextualização, são identificadas as motivações trazidas pela entrada do automóvel no cotidiano de um segmento da população cuiabana, e sua apropriação e representação no imaginário da cidade.

A banca examinadora é composta pelos professores Fábio Ruela de Oliveira, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro – examinador externo), Fernando Tadeu de Miranda Borges (examinador interno) e Renílson Rosa Ribeiro (examinador suplente).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114