Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 06 de março de 2018, 13h06

Mais quatro escolas da rede municipal integram o projeto ETA neste ano


Escola em Tempo Ampliado – ETA foi implantado na rede pública municipal de Várzea em outubro de 2015 com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, do rendimento escolar, com foco na ampliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesta modalidade são oferecidos aos alunos atividades multidisciplinares e espaço de convivência para ações afirmativas que reduzam a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes de Várzea Grande, e consequentemente a redução da evasão escolar.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, anunciou que para este ano de 2018 mais quatro unidades escolares vão fazer parte do projeto. “Com a adesão dessas novas unidades escolares, o ETA passa a ser desenvolvido em 13 escolas de Várzea Grande, sendo duas em escolas do campo. Em 2017, nove escolas fizeram parte do projeto, beneficiando mais de 720 alunos que passaram mais tempo nas escolas, participando de atividades extracurriculares, culturais, esportivas e aulas de reforço”, explica o secretário. Afirmando Fidelis ainda que, gradativamente o projeto vai sendo implantado em toda a Rede.

O secretário explicou que o programa desde que foi implantado, permite aos estudantes que integram o ETA, geralmente a partir do 6º ano, passarem o dia na escola. Pela manhã seguem a grade curricular normal de acordo com a série que frequentam, e à tarde têm ocupação e atividades, aprimorando seu próprio aprendizado. São ofertadas aulas de informática, dança, música e teatro. Exercitam o corpo e a mente nas aulas de educação física, aprendem a cuidar de horta, e ainda recebem reforço escolar em oficinas de raciocínio lógico e letramento.

As Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB “Salvelina Ferreira da Silva”, “Paulo Freire”, “Maria Barbosa Martins” e “Benedita Bernardino Curvo” são as selecionadas para receber o Projeto neste ano. “O ETA de Várzea Grande já é referência para todo o Estado, representantes de várias escolas de outros municípios têm nos procurado para saber mais sobre o projeto, o que aumenta ainda mais nosso compromisso de produzir resultados positivos. Nas escolas em que o ETA funciona, temos resultados satisfatórios, principalmente na elevação do rendimento escolar mínimo exigido cuja nota é 5,0; os alunos do ETA estão alcançando média de 6,0 à 6,5. Este é um exemplo de resultado real, que envolve esforços dos alunos, da comunidade escolar e famílias”, declarou Fidelis.

A superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon, conta que para a implantação do programa nas escolas, o perfil cultural de cada unidade é levado em consideração. Como exemplo, ela destacou as escolas do campo, onde as tradições do artesanato são incentivadas, por meio de oficinas de tear, como vem ocorrendo desde o ano passado na EMEB "Euraide de Paula", no distrito de Limpo Grande.

Para as escolas do Projeto, haverá uma implementação com a distribuição de kits contendo as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso, de Várzea Grande e as letras dos hinos brasileiros, do Estado de Mato Grosso e do município de Várzea Grande. De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a entrega dos kits tem o objetivo de incentivar o Civismo entre os alunos da rede municipal, onde toda primeira segunda-feira do mês as escolas devem realizar o hasteamento e a arriação solenes das bandeiras.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114