Cuiabá | MT 24/04/2024
Educação
Quarta, 07 de março de 2018, 09h31

Seduc e ONU apresentam modelos alternativos de construção de escola ao FNDE


Alternativas de construção de escolas em locais de difícil acesso é tema de encontro entre a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). A reunião ocorre nesta quarta-feira (07), às 10h, no auditório da MTPar, em Cuiabá, com a presença de Rudybert Von Eye, coordenador de infraestrutura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Fundação Nacional do Índio (Funai) já confirmaram presença, além do diretor global de infraestrutura do Escritório das Nações Unidas, o engenheiro civil britânico Steven Crooskey.

O objetivo da Seduc é sensibilizar o FNDE para financiar modelos alternativos de construção adequadas à realidade de cada região. Hoje, o FNDE é o responsável pelo financiamento da maior parte das escolas em todo o país.

Preparação

Antes da discussão, a Seduc realizou um workshop técnico direcionado a engenheiros e arquitetos que planejam a infraestrutura das escolas estaduais em Mato Grosso. O foco principal foi mostrar a necessidade de inovação, seguindo parâmetros internacionais de sustentabilidade.

Os representantes da ONU abordaram a importância de planejar um projeto integrado, que atenda aos anseios da comunidade, utilizem insumos locais e que seja adaptado ao meio ambiente que será inserido. Essa iniciativa busca incentivar que os arquitetos ousem em seus projetos e pensem em escolas com tecnologias construtivas alternativas em harmonia com a natureza e respeitando a cultura local.

A Seduc defende a construção alternativa, aproveitando o máximo possível de mão de obra e material local, além de reconhecer projetos mundialmente considerados de alto padrão, com modulares isotérmicos que acabam diminuindo o calor.

Esse modelo é recomendado para regiões do Estado onde não há energia elétrica. Outra preocupação da pasta é com o meio ambiente, com fossas e banheiros adequados que não poluam. São construções que utilizam telhas de fácil transporte em locais de difícil acesso e dê pouca manutenção.

Serviço

Evento: Reunião entre Seduc, Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre modelos alternativos de construção de escolas.

Data/horário: Quarta-feira (07), às 10 horas.

Local: Auditório da MTPar - Avenida Dr. Hélio Ribeiro Nº 525 - 5º Andar Edifício Helbor Dual Business no Bairro Alvorada, em Cuiabá.

Informações para a imprensa: (65) 3613-6596




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114