Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Terça, 20 de março de 2018, 19h35

Rondonópolis terá unidade da Escola Militar Tiradentes


Foto: Christiano Antonucci
.

O Governo do Estado assinou o decreto de criação da Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, no município de Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá). A unidade atenderá 180 alunos e deverá iniciar as atividades no início do terceiro bimestre desse ano.

Nesta segunda-feira (19.03), o governador Pedro Taques e os secretários de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, Segurança Pública, Gustavo Garcia, e Casa Civil, Max Russi, participaram da cerimônia de criação da unidade. O evento também marcou o início das atividades do Projeto Anjos da Escola em 2018.

Conforme Taques, a Escola Militar tem o claro objetivo de contribuir no processo de formação do cidadão. “Em um ano, esta é a quarta escola militar que criamos. Ela já se mostrou um modelo de sucesso, apresentando ótimos indicadores de ensino e aprendizagem e formação de bons cidadãos”.

O governador elogiou o trabalho realizado com o projeto Anjos da Escola, que promove a cultura de paz nas unidades escolares do estado. “Esse projeto foi pensado ainda durante a formação do Programa de Governo em três eixos: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar. É uma das ações mais importantes que temos no Estado. Este não é um programa feito pelo governador, ele é feito pelos profissionais da educação, da segurança pública, pais, alunos e pessoas que querem mudar a vida da comunidade”, concluiu.

O secretário Marco Marrafon afirmou que a criação da unidade é um momento histórico para Mato Grosso e o município. “Somente a educação pode transformar a nossa sociedade. E hoje é mais um dia histórico, pois fornecemos mais uma opção de ensino de qualidade, focado na cidadania, com direitos e deveres constitucionais, para a população“.

De acordo com ele, a escola funcionará de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública. As coordenações pedagógica, administrativa e financeira da unidade serão exercidas por profissionais devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional.

Os militares ministrarão aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição de classe/aula adotados pela Seduc.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia destacou que a parceria com a Seduc para a criação da escola militar reflete diretamente na área e ressaltou que as pastas já atuam em conjunto em diversos projetos, como o Anjos da Escola, que influenciam positivamente na formação dos estudantes. “Nós acreditamos na prevenção como a melhor medida no combate à criminalidade”.

Expectativa

Segundo o major Roosilvelth Escolástico, diretor da nova unidade, ao todo 360 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão atendidos nos períodos matutino e vespertino.

“A escola Tirantes já vem, há muito tempo, provando a sua qualidade e seu êxito, e em Rondonópolis não será diferente. Vamos trabalhar para criar uma das melhores unidades do Estado”, afirmou.

Conforme o comandante diretor, o prédio da unidade já foi escolhido e passa por pequenas adequações para receber os alunos. A expectativa é que as aulas iniciem já no terceiro bimestre.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114