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Educação
Quarta, 21 de março de 2018, 17h34

Estudantes de Barra do Bugres visitam Palácio Paiaguás


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Um grupo de 30 alunos da Escola Estadual José Ourives, do município de Barra do Bugres (a 168 quilômetros de Cuiabá), visitou nesta terça-feira (20.03), as dependências do Palácio Paiaguás e conheceram de perto a sede do Governo do Estado, assim como o gabinete do chefe do Executivo. A iniciativa faz parte do Projeto Transformadores, que incentiva as visitas para que estudantes de escolas públicas e privadas tenham conheçam como é o dia a dia do trabalho.

Após conhecerem os setores do Palácio, as crianças assistiram um vídeo institucional e uma palestra sobre a história e as funções dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para o diretor da escola, Nildo Muniz Ferreira, ações como essa contribuem para a educação dos alunos, não apenas no conteúdo pedagógico, mas também para a cidadania. “Incentiva o estudante a se interessar pelas questões políticas de nosso estado e do país e, desde cedo, a cobrar e questionar por seus direitos enquanto cidadãos”.

Conforme o gestor, a unidade de ensino atende aproximadamente 170 alunos do 1º ao 6º ano e, boa parte deles é filho de trabalhadores rurais e tem pouco acesso à cultura e ao lazer. O Projeto Transformadores está ofertando essa oportunidade a eles. “Apesar de morarmos em uma cidade que fica bem próxiao a Cuiabá, a maioria dos nossos alunos não conhecia a capital do Estado. Essa visita ao Palácio complementa as aulas de história, geografia e demais disciplinas”.

Para encerrar as atividades do dia, os alunos foram provocados a apresentar duas propostas de melhorias para toda a sua comunidade escolar.

Apesar da idade, o pequeno Vernon Néspoli, de apenas 9 anos, era um dos mais participativos e aproveitou a oportunidade para reivindicar do poder público melhorias nas estradas, principalmente aquelas que cercam a cidade e escola. “Todos os anos nossos pais pagam o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e em troca eles querem boas estradas”.

Em resposta à reivindicação do garoto, o assessor da Casa Civil Jeferson Monteiro, que ciceroneou a visita, explicou que Mato Grosso é um estado cuja extensão territorial é muito grande e, por isso, é um desafio para o governo manter todas as estradas em bom estado.

“Para construir e manter as estradas em bom estado precisamos de muitos investimentos, uma vez que essa demanda também é muito grande. Por isso, temos secretarias especialmente para cuidar disso. O governo tem investido muito nessa área nos últimos anos, garantindo melhorias para todas as regiões”.

Outra proposta apresentada pelos alunos foi a sinalização e faixa de pedestre para a frente da escola, uma vez que a unidade está localizada em uma rodovia com fluxo de veículos intenso. Eles pediram também cobertura da quadra poliesportiva. “Com a quadra coberta vamos fazer nossas atividades de dança, artes e recriação em um local mais apropriado”, disse a aluna Kauane Pereira da Silva, 11 anos.

Projeto Recriarte

Um dos critérios que levou o Governo a convidar a unidade escolar para a visita ao Palácio foi o destaque em um projeto desenvolvido na unidade e premiado nacionalmente. O projeto Recriarte – Revitalizar, Criar e Transformar com Arte - desenvolvido em parceria com o Instituto Afro-Brasileiro, ficou entre os oito finalistas no país no Prêmio Itaú Unicef 2017, premiado como o melhor da região Centro-Oeste na categoria pequeno porte, etapa regional.

Luciana Magalhães de France, presidente do Instituto, explicou que a iniciativa é desenvolvida na escola há nove anos e desde então tem trazido resultados positivos para a unidade. “Todos os alunos participam do projeto, que é realizado no contraturno escolar, com atividades de capoeira, artesanato, cururu, informática, entre outros. É um complemento ao trabalho realizado pelos professores e um dos pontos positivos é que envolve toda a comunidade escolar”.

Segundo o diretor, o bairro onde a escola está localizada, registrava muita violência e alto índice de gravidez na adolescência e a partir do momento que o projeto passou a ser realizado na unidade contribuiu para reduzir esses indicadores, passando a melhorar também os índices educacionais. “Essa parceria ajudou a trazer as famílias para dentro da escola, ficando mais participativa em todas as atividades”, explicou.




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