» mais
Comentar           Imprimir
Educação
Sexta, 13 de abril de 2018, 07h08

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides está com inscrições abertas


Estão abertas, até 31 de maio de 2018, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides. O evento será realizado de 28 de outubro a 7 de novembro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com atividades no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

O evento, que tem apoio da Fapesp por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), oferece 100 vagas para alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores, sendo 50 delas para brasileiros e 50 para estrangeiros.

Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas e diárias na cidade que sediará a escola.

“Coloide é a base da nanociência e da nanotecnologia. A escola tratará das diferentes técnicas para caracterizar e investigar esses sistemas que são muito usados na indústria cosmética, de formulações e de medicamentos, por exemplo”, disse Watson Loh, professor do Instituto de Química da Unicamp e coordenador da ESPCA sobre Coloides.

O programa da ESPCA sobre Coloides vai abordar aspectos fundamentais de sistemas coloidais, seguidos da apresentação e atividades práticas envolvendo as técnicas experimentais de dispersão (luz, raios X e nêutrons), microscopia (eletrônica, criogênica), fluorescência, caracterização de superfícies e simulação de dinâmica molecular.

“A programação ocorrerá nos três centros: Unicamp, CNPEM e USP. Os alunos aprenderão técnicas de microscopia crioeletrônica – técnica que ganhou o Nobel de Química do ano passado –, cujo equipamento o Laboratório Nacional de Nanotecnologia está adquirindo. Vamos usar também uma linha do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, fazendo experimentos no próprio anel, além de conhecer a nova fonte de luz síncrotron brasileira, do projeto Sirius. Os alunos terão contato com o que está na fronteira do conhecimento”, disse Loh.

Após o dia de encerramento da ESPCA sobre Coloides, será realizado o 6th Meeting on Self Assembly Structures In Solution and at Interfaces , na cidade de São Pedro (SP).

“São eventos diferentes, mas muitos palestrantes e alunos participarão de ambos. A área de estudo em coloides é transdisciplinar e será uma oportunidade dupla de juntar todos esses especialistas”, disse Loh.

Inscrições e mais informações: http://spsas.iqm.unicamp.br.  

Agência Fapesp


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114