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Educação
Quinta, 19 de abril de 2018, 12h36

Estudantes levam lições de cidadania para adolescentes em situação de vulnerabilidade social


Com o objetivo de contribuir para a formação social de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estudantes da Faculdade de Direito (FD), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizam o projeto de extensão “Direito nas Escolas”, que busca levar noções básicas de cidadania para alunos de escolas públicas de Cuiabá.

Iniciado em 2016, o projeto realizou sua segunda edição na Escola Estadual “Dom José do Despraiado” e contou com o auxílio de profissionais das áreas de psicologia e pedagogia, além de juristas, especializados em temáticas relacionadas à infância e juventude para fundamentação das atividades.

Pedro Muniz, estudante de Direito que participa do Projeto desde seu início, explica que o mesmo possibilita que ele tenha contato com outras realidades e torna os participantes mais conscientes sobre os aspectos práticos do Direito. “Com essa aproximação, ao mesmo tempo em que levamos algo de positivo para a formação dos adolescentes, trazemos novas visões para a faculdade”, afirma.
Ao longo de cinco encontros, foram desenvolvidas atividades relacionadas aos temas de cidadania, bullying, internet e direitos fundamentais com a ajuda de filmes, jogos e brincadeiras para facilitar o intercâmbio com os alunos.

O professor Antônio Veloso Peleja Júnior, que coordena o projeto, explica que o “Direito nas Escolas” partiu dos próprios estudantes, com o objetivo de abordar a cidadania e Direito Constitucional de maneira lúdica com os adolescentes em situação de vulnerabilidade. “O resultado tem sido exitoso. Os estudantes da graduação se envolvem muito com a comunidade em que o projeto atua e isso resulta em um impacto positivo na autoestima dos jovens”, apontou.

Na edição 2017, participaram Gleide Bispo Santos, João Henrique Arantes, Vânia Joceli Araújo, o professor Amailson Sandro Barros e Paulo Alberto de Araujo. Além de Pedro Muniz, o “Direito nas escolas” contou com os estudantes Livia Maria, Raquel Couto, Amanda Oliveira, Carolina Borges, Neris Delfino, Nathalia Janones, Marcos Antonio, Marina Bucair, Priscylla Murzin, Daniele Nunes, Claudiano Caetano de Alpino, Wallace Fonseca, Marina Brazales Melo, Saulo Nierdele, Isabela Gurgel, Ana Carolina, Otavio Carvalho e Álvaro José. O projeto terá uma terceira edição neste ano e, atualmente, está em fase de escolha do colégio em que atuará.




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