Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 24 de abril de 2018, 08h47

Niepe realiza seminário 'Energia e Clima: Realidade e Desafios'


O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe) realizou, na tarde desta segunda-feira (23), o seminário “Energia e Clima: Realidade e Desafios”, com o objetivo de debater questões ligadas à produção de energia elétrica no contexto de mudanças climáticas no planeta. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Economia (FE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá.

O Niepe realiza estudos e pesquisas referentes ao planejamento energético, a geração e a distribuição de energia e as relações desses processos com o meio-ambiente, explicou seu coordenador, professor Aluízio Borba Filho. “A energia possui muito valor social e econômico e é muito importante para dar suporte ao crescimento e o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Para o vice-coordenador, professor Ivo Leandro Dorileo, o Seminário também tem o objetivo de inserir o Niepe e a sociedade mato-grossense no debate do Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, que acontece em Cuiabá neste ano. “O Niepe está inserido nesse ambiente de pesquisa e precisa levar esse conhecimento para a sociedade em geral para que se possa discutir os temas da produção de energia e mudanças climáticas em um alto nível”, disse.

O professor Paulo Modesto Filho, um dos palestrantes do evento, explicou que o aumento da temperatura média no planeta estava intimamente associada à produção de energia, uma vez que 70% da mesma depende da queima de combustíveis fósseis, como petróleo.

“O Brasil leva uma situação contrária, com 70% da energia sendo produzida em fontes hídricas, mas ainda existem o problema das queimadas, que também contribuem para as mudanças climáticas”, falou.

O professor José Carlos Ugeda Júnior também integrou a programação com a palestra “Alterações climáticas no ambiente da cidade de Cuiabá: evidências e soluções”.

Participando do evento, estava o professor Danilo Ferreira de Souza, do departamento de energia elétrica, que apontou a multidisciplinaridade como ponto forte do Seminário. “Esse tipo de evento é mais que importante, é necessário, porque os grupos dentro da Universidade costumam discutir separadamente suas pesquisas e, alí, tinham a oportunidade de confrontar suas descobertas”, disse.
Outro participante, o estudante Paulo victor Costa da Silva, do nono Semestre de Engenharia Elétrica da Universidade de Cuiabá (Unic), disse que participa dos seminários e workshops do Niepe sempre que possível e acredita que o mesmo levanta diversas questões sobre energia e sustentabilidade que auxiliam em sua formação.

A abertura do seminário foi realizada pelo grupo UFMT em Cordas, parte do projeto de extensão UFMT Com a Corda Toda, com a participação do professor Oliver Yatsugafu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114